quinta-feira, 17 de setembro de 2015

UFRJ tem sondas de equipamento que custa R$ 430 mil roubadas


Aparelho detecta problemas no fígado e atende cerca de 30 pessoas por dia.
Sala onde fica aparelho foi arrombada; só existem 3 modelos no Brasil.

Lívia TorresDo G1 Rio
Sondas foram roubadas dentro de hospital da UFRJ (Foto: Arquivo Pessoal)Sondas foram roubadas dentro de hospital da
UFRJ (Foto: Arquivo Pessoal)
Professores de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram surpreendidos nesta quinta-feira (17) com o roubo de duas sondas do aparelho Aixplorer, que foi obtido através de um projeto de pesquisa por 97 mil euros. O aparelho, que detecta problemas no fígado, atende cerca de 30 pessoas diariamente.

“Há 2 meses nós compramos esse aparelho, que custou mais barato porque foi obtido através de um projeto de pesquisa. No mercado ele sairia a 200 mil euros. Eu entrei hoje na sala, que fica trancada, e percebi que ela tinha sido arrombada e que levaram as duas sondas. Aqui no Brasil só têm três aparelhos desse tipo. Existe um mercado negro de sondas, mas essas não servem para qualquer ultrassom. Quem roubou não vai nem conseguir vender, porque ele é produzido na França”, contou Cristiane Vilela, professora da faculdade de medicina da UFRJ.

A magistrada disse que prestou queixa à direção do Hospital Universitário, que entrou em contato com a Polícia Militar, mas foi informada que o caso só poderia ser investigado pela Polícia Federal por não ter havido vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário