quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Semana do Trânsito com blitz educativa na BR-356, em Martins Lage



A Semana Nacional do Trânsito foi lembrada em mais uma ação em Campos. Nesta quarta-feira (23/09), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e funcionários da Prumo Logística Global (empresa que administra o Porto do Açu), realizaram um ato educativo no km 157 da BR-356, em Martins Lage, Campos.
Desde o último dia 18, várias ações estão sendo realizadas na cidade para comemorar o período, que vai até sexta-feira (25/09). Nesta quarta-feira, os motoristas e motociclistas foram surpreendidos com uma blitz educativa. Os condutores receberam panfletos e orientações quanto ao uso do cinto de segurança, capacetes, celular na direção, entre outras questões.
“Amanhã (quinta-feira) estaremos dando continuidade a semana com uma palestra educativa que terá a participação do pessoal da Ronda Escolar e do Motoclube de Campos”, informou o coordenador de trânsito da GCM, William Bolckau.
MOBILIDADE URBANA PARA MUDAR O TRÂNSITO
Para o especialista em trânsito e diretor do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), João Carlos Roberto Campaneli, a mudança no trânsito tem a ver com a mobilidade urbana. E uma das formas de melhorar essa mobilidade é a priorização do transporte público coletivo, seja ônibus, trens ou metrô e, também, a valorização dos transportes alternativos como as bicicletas, patins e skates.
Ainda segundo ele, a Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Seja você a mudança no trânsito”, está culminando com o Dia Nacional Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22/09). 
“Levar as pessoas a refletir sobre a importância das atitudes cidadãs, na redução dos acidentes e a preservação da vida, essas são as principais tônicas da Semana do Trânsito. Com isso, a gente consegue melhorar a questão da mobilidade urbana, não só aqui, mas em todo o país. Acontece que hoje, o maior problema que enfrentamos é que as ruas não foram planejadas para essa grande quantidade de veículos individuais que trafegam na cidade (Campos). Estamos tentando resolver essa situação através de alguns pontos e, assim, tentar fazer com que as pessoas utilizem outros meios para se deslocar”, comentou o diretor.
Em uma cidade como Campos, por exemplo, não é fácil andar de bicicleta. Embora, o município disponha de ciclofaixas e ciclovias, o que segundo João, ajuda muito no trânsito, os ciclistas continuam sendo ‘um problema’, pois muitos não conhecem as regras do trânsito e não sabem seu lugar na rua. 
“O motorista passa pela legislação de trânsito e o ciclista não, ele já compra a bicicleta e vai para rua. Às vezes, o próprio acaba sendo vítima por não conhecer. Outra coisa é que o ciclista tem que respeitar a legislação como um carro e moto. Então ele não pode avançar sinal, tem que respeitar a faixa de pedestre, andar sempre na mão de direção da via, a bicicleta tem que estar sinalizada e com equipamentos de segurança”, aconselha Campaneli informando que onde não tiver espaço segregado para o ciclista, o mesmo deve andar pelo acostamento ou na faixa lateral da pista.
LEI PELA VIDA
O Código de Trânsito (Lei 9503/97) foi pensado na vida. O especialista disse que a faixa de pedestre, por exemplo, é do transeunte e todo motorista deveria parar e dar passagem, mas não é em todo lugar que isso acontece. 
“Na verdade existe um conflito no trânsito. A Lei de Trânsito diz que o veículo maior tem responsabilidade sobre o menor no trânsito. E isso é uma questão de respeito. Outra coisa, é que mesmo que a pessoa esteja errada e atravesse fora da faixa, o motorista tem que parar e não somente reduzir”, apontou João Carlos acrescentando que hoje, 95% dos acidentes no trânsito acontecem por imprudência e desrespeito. 

 Fonte Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário