quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Reintegração de posse em SJB


img-20150910-wa0020
Aq3BRsOPw6S_tl1KN22NCvYNq4mEN0OKCcONjyC6F07_AgY2nfUltVfjszhTOnQO_uD-S0-cQWVfPLotDUGibfAkreiSJBDesde o último dia 2, agricultores estão acampados em uma propriedade rural em de Água Preta, 5º Distrito de São João da Barra. Eles tiveram suas terras desapropriadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) há cinco anos  e alegam que ainda não foram indenizados.
Na última sexta-feira (4), a Codin e a Porto do Açu Operações S/A deram entrada em uma ação contra uma série de agricultores.
Na manhã desta quinta-feira (10), policiais militares acompanharam uma oficial de Justiça para  
AsJ5UIKBNQquI1E7agUTSwjuMdKQhJBdcjtmSouqL8apcumprir um mandado de reintegração de posse. A área é administrada da Prumo Logística Global, responsável pelo Complexo Portuário do Açu. Orientados por um advogado, aproximadamente 60 agricultores retiraram seus pertences do local.
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Marcelo Freiman, esteve no local e disse que a ação ocorreu de foi e forma pacífica. “A operação teve início às 5h sem nenhum incidente. Os agricultores não ofereceram resistência. O papel da Polícia Militar foi garantir o cumprimento da reintegração de posse”, disse.
Também acompanharam a ação o Corpo de Bombeiros, o Conselho Tutelar e representantes da Codin e da Prumo.
Amsatlfhr2aqpwSYXPfkX1FTB2CucN8NRk2XWhccoD7fNova invasão
De acordo com o representante dos agricultores, João Vanildo, de 34 anos, haverá uma reunião no final da tarde com representantes da Codin e da Prumo, com o objetivo de definir o local para o qual deverá ser transportado o gado que pertence aos agricultores. Disse ainda que, caso a negociação não evolua num prazo de 30 dias,  novas áreas serão ocupadas. “Estaremos ocupando outras áreas se não houver acordo”, afirmou o agricultor.
João Vanildo disse também que a liminar causou grande estranheza. “Achei muito estranho a Justiça conceder uma liminar de uma forma tão rápida”, concluiu.
AqrA_gNP3uIrpgP93T5eUHXV1hjfWG_nEXDRgf3KDehTUma nova ação movida contra o Estado, a Codin e a Prumo pode inviabilizar as desapropriações.
Nota da Codin
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) informa que a ação de hoje ocorreu em cumprimento de decisão judicial. As áreas invadidas compõem  o Distrito Industrial de São João da Barra.
No Distrito Industrial já estão instaladas as empresas National Oilwell Varco (NOV), Technip Brasil, Wärtsilä, InterMoor, Edison Chouest, Vallourec e BP Marine, levando uma nova realidade para aquela região.
A CODIN informa que os valores das indenizações foram depositados em juízo, por determinação da Justiça, após o cumprimento dos procedimentos legais. As famílias desapropriadas, ao se habilitarem no processo, podem ter acesso a 80% do valor depositado. Os 20% restantes podem ser retirados durante o tramite do processo. Muitas famílias negociaram suas áreas diretamente com os empreendedores, isto é, já receberam os respectivos valores correspondentes às propriedades.
A CODIN desenvolveu programas de apoio às famílias da área desapropriada. Um deles é o Reassentamento Vila da Terra, destinado às famílias que residiam na área e eram elegíveis ao programa.  As famílias receberam áreas que variam entre 2 e 10 ha, com dois, três e quatro quartos, mobiliadas e dotadas de eletrodomésticos. Todas as unidades foram entregues com poços perfurados e bomba de irrigação, além de as famílias terem recebido sementes para plantio à sua própria escolha, com apoio social e técnico para plantio e comercialização. Como resultado, já foram colhidas mais de 140 toneladas de alimentos.
Além do Programa de Reassentamento, foi criado o Programa Auxílio produção destinado às famílias que tiveram suas áreas imitidas na posse, cujos valores do auxílio variam de 1 a 5 salários mínimos.
AtoI7J__3lpc9VSzDz95zVMh_C3NfKGslhhAql-tHt2QAsmtIO_-Vnl6CbeZShL-T41Lg8X7Ex1htGUQaQ4a8BoDAjflDPCUsLQTUImJ_kKOC2hyVf1MjqXuCCjbrBZijIwzApL2_MVsgMRw5dVdwv_cMJYGuuZ2ZuEyjEtWbAf4ZNxZAkj54j6-xOM5M5JHADFrYRlqzXLPG3OXFPI17fmJSgwNAoAg8kWJ5cBI9Yd5fu3EXuN5i0wcjZFkfXzP-YgjmuIYAo8EQSCK4mThn3zvJTMMJ8rN8zcTucxowY7i1YaPKdNPApqgsR8cT0442xndrn8yQUG4TGyNaeVeQPccV1QBztBYAhX0v8EJVwWBO6ZzAj5biSGJ687cmXSf7b9yg20RH4IwAj824IcUaWS-PyZCUmna7OS2TQeaLF0UMUCYKGY42c8O


Nenhum comentário:

Postar um comentário