domingo, 6 de setembro de 2015

Pré-Vest: porta de entrada para as universidades públicas


photos (14)“O Pré-Vest é referência na minha vida acadêmica”. A afirmação é da estudante Valéria Ribeiro Gomes, 49 anos. Ela foi aluna da primeira turma do Pré-Vestibular Social, em 2009, quando a Superintendência de Igualdade Racial ainda era Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Valéria e mais de 1.300 alunos foram aprovados em exames vestibulares e ingressaram nas unidades públicas federais e estaduais nos últimos seis anos.
Valéria contou que em 2011, passou no vestibular do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e chegou a cursar Educação no Campo.
– Como eu sempre gostei de artes, resolvi trancar o curso, e em 2012 prestei outro vestibular para Artes Visuais no Centro Universitário Fluminense – Faculdade de Filosofia de Campos (Uniflu-Fafic). Passei e me formei em 2014. Atualmente estou cursando à distância, a pós-graduação em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP. Já estou produzindo meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), com o tema “Conservação do Patrimônio Histórico Brasileiro – Limites e Avanços na cidade de Campos dos Goytacazes” – contou.
De acordo com Valéria, o Pré-Vest foi a base de tudo. “Eu terminei o colegial em 1985 e deste ano até 2009, só lia livros e jornais em casa. Certo dia, vi na televisão anunciando o curso na Zumbi dos Palmares e me inscrevi. Acabei sendo chamada. E não vou parar por aqui. Ainda pretendo cursar História da Arte na Universidade Federal Fluminense (UFF)”, relatou.
O superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, ressalta que relatos como o de Valéria mostram que o Pré-Vest sempre primou pela qualidade do ensino. “Continuamos neste caminho. O curso tem professores altamente capacitados. O desempenho dos alunos nos exames vestibulares e em concursos de grande concorrência pública evidencia isso. Na média, o programa prepara 500 alunos por ano”, pontuou.
– O índice de aprovação dos nossos alunos do Pré-Vest é de 60% é há de se considerar que se trata de um programa público, de apoio ao estudante de qualquer idade, prestado à população de forma gratuita, sem nenhum custo para quem deseja avançar nos estudos e precisa de apoio – ressaltou Jorge Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário