quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Polícia faz operação contra o tráfico de drogas na Penha, Zona Norte do Rio


Agentes investigam se criminosos da região participaram de arrastões. 
Vinte e sete pessoas foram presas na ação.

Alba Valéria MendonçaDo G1 Rio
Agentes da 22ª DP (Penha) realizaram, na manhã desta quinta-feira (24), uma operação para combater o tráfico de drogas em comunidades do Conjunto de Favelas da Penha, na Zona Norte do Rio. De acordo com a corporação, os agentes também visam checar indícios de participação de criminosos nos arrastões do último fim de semana na orla da Zona Sul. Os agentes prenderam 27 pessoas, sendo dez em flagrante. O objetivo da ação era cumprir 42 mandados de prisão. 
Pelo menos quatro dos presos nesta quinta-feira, integram o chamado Bonde do Coreto ou Bonde do Injeta, que é o núcleo armado do tráfico nas favelas Vila Cruzeiro e Parque Proletário, segundo o delegado titular da 22ª DP Reginaldo Guilherme Silva. O delegado elogiou e agradeceu o apoio dos policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) das duas comunidades. A operação, segundo ele, transcorreu sem que nenhum tiros fosse disparado.
"Eles fazem parte do núcleo armado do tráfico e têm autorização dos traficantes para praticar roubos em outros lugares, como Centro, Zona Sul e nas praias. O grupo é grande e também tem menores. Ele usam a linha de ônibus 483 (Penha - Copacabana) para ir à praia. Lá se encontram com outros grupos e fazem os ataques. Os objetos mais valiosos são entregues ao traficante. O restante é dividido entre o bonde", explicou o delegado assistente Carlos Eduardo Rangel, da 22ªDP, que ainda investiga se os quatro presos estiveram nos arrastões deste fim de semana.
Os quatro integrantes do bonde presos nesta quinta-feira são Thiago Cardoso, o TH, Matheus L. M. da Silva, o Natalino, Yago Teixeira e Paulo H. B. Silva, o Gordinho. Rangel destacou que o homem flagrando pela TV Globo esfaqueando e assaltando um homem no Centro do Rio, e que já foi preso, era integrante do Bonde do Coreto.
O grupo faz parte da facção criminosa que tem como chefes os traficantes Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que mesmo cumprindio pena em presídio de segurança máxima ainda comandam as ações do tráfico nas favelas da Penha.
Entre os presos, segundo o delegado Reginaldo Silva, também está o chefe do núcleo local da quadrilha, o traficante Alexandre Vieira, o Grande. Com os presos a polícia apreendeu grande quantidade de maconha, cocaína, ecstasy, crack e munição para fuzil.

A ação contou com a participação de 700 policiais dos departamentos gerais de Polícia da Capital (DGPC) e Especializada (DGPE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Serviço Aeropolicial (Saer), além do apoio de policiais das UPPs do Parque Proletário e Vila Cruzeiro e do Batalhão de Ação com Cães (BAC).
Arrastões no fim de semana
O sábado (19) foi marcado por relatos de furtos, arrastões, correria, e confusão em vários bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro. Quase 30 suspeitos de furtos foram detidos em Botafogo e na orla de Ipanema e do Arpoador.

De acordo com a polícia, nove suspeitos de praticar assaltos na Praia do Arpoador e Ipanema foram detidos e encaminhados para a 14ª DP (Leblon). Além disso, Policiais Militares pararam um ônibus da linha 476 que passava pela Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio, para revistar menores de idade que estavam dentro do veículo, no fim da tarde deste sábado. O ônibus, que seguia para o Jacaré, na Zona Norte, estava com as janelas quebradas.
fim da tarde deste domingo (20) também foi marcado por tumultos e correrias na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Moradores registraram, num intervalo de uma hora, ao menos três confusões. Em um dos relatos, um rapaz que tentava embarcar em um ônibus pela janela é agredido por um grupo de homens. Em outra, a janela de um ônibus é quebrada e passageiros saltam por ela. Já a equipe da Globonews flagrou um suspeito sendo preso por furto na praia do Arpoador, também na Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário