quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Polícia do Rio identifica 2º suspeito de arrastão em Honório Gurgel


Globocop flagrou assalto a motoristas na Rua das Safiras.
Após arrastão na terça, policiamento foi reforçado na quarta.

Do G1 Rio
A polícia identificou nesta quarta-feira (16) mais um suspeito de ter participado do arrastão mostrado ao vivo pelo Globocop na manhã de terça-feira (15), em Honório Gurgel, no Subúrbio do Rio.

Everaldo Guilherme Santos Junior, de 26 anos, foi reconhecido por duas vítimas que viram fotos dele na delegacia. Ele seria o homem de capuz que aparece nas imagens feitas pelo Globocop, durante um assalto a motoristas, na manhã de terça, na Rua das Safiras.
Wanderson Cleiton da Silva, de 27 anos, que aparece de camisa cinza, ao lado de Everaldo, nas imagens do arrastão ao lado de Everaldo, já havia sido reconhecido por quatro vítimas.
Segundo a polícia, a ficha criminal de Everaldo tem seis tentativas de homicídio, seis roubos, dois processos por tráfico de drogas. Ele já cumpriu pena por receptação, mas deixou a cadeia há seis anos, quando conseguiu liberdade provisória. Contra Everaldo consta ainda um novo mandado de prisão por roubo, informou a polícia.
Já de acordo com o delegado da 40ª DP (Honório Gurgel) Wellington Vieira, Wanderson seria morador da Favela do Mundial mas, por conta de uma guerra de traficantes, foi expulso e atualmente mora na Favela da Barreirinha, ambas em Honório Gurgel. A polícia suspeita que ele esteja escondido na Vila Kennedy, na Zona Oeste. Wanderson tem duas passagens pela polícia por roubo de carros.

Na manhã desta quarta, o Globocop sobrevoou mais uma vez a região e encontrou policiamento reforçado. Segundo a polícia, Ruan Vinícius Alves, conhecido como Canelão, foi preso na favela Proença Rosa, que fica perto do lugar onde aconteceu o arrastão. Ele é acusado de chefiar o tráfico de drogas na comunidade e estava com um fuzil e um rádio transmissor.
O bairro de Honório Gurgel teve um grande aumento no número de roubos, em todas as categorias monitoradas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O roubo de cargas é o campeão em aumento: 136% de janeiro a julho deste ano, se comparado com o mesmo período no ano passado. Mas no mesmo período também houve aumento de roubo de veículos (11,9%), roubo a transeunte (20%) e no total de roubos na região (18%). Moradores reclamam da insegurança.
“Vieram cinco delinquentes, três armados, dois ficaram de olho, e me assaltaram, entraram no meu carro”, contou um homem que não quis se identificar.
A polícia informou que pelo menos seis vítimas do arrastão não prestaram queixa na delegacia de Honório Gurgel. Os investigadores pedem que essas pessoas se apresentem na delegacia para ajudar a identificar os outros assaltantes.
Imagens mostram assaltantes rendendo os motoristas em Honório Gurgel (Foto: Reprodução/TV Globo)Imagens mostram assaltantes rendendo os
motoristas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Na manhã desta quarta, patrulhas do 9º BPM (Rocha Miranda) monitoravam a movimentação dos carros na via onde aconteceu o arrastão, a pouco mais de dois quilômetros de uma delegacia de polícia e a quase quatro quilômetros de um batalhão da Polícia Militar. Na região ficam as favelas do Chapadão e da Pedreira, áreas sem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e ainda com forte presença de traficantes.
O flagrante de terça-feira ocorreu por volta das 6h15, na Estrada João Paulo próximo à linha do trem. Dois homens assaltavam motoristas numa fileira de quase dez carros. Eles fugiram num HB20 vinho, e um Fox branco deu partida em seguida, sinalizando que ali havia mais suspeitos. Ninguém foi preso até o momento.
“Eles formam um grupo muito violento e agem sempre naquele horário entre 5h e 7h. E vários já estão com pedido de prisão aguardando decisão do Judiciário. Eles fazem o que a gente chama vulgarmente de péla porco. O objetivo não é o veículo. O objetivo são os pertences do motorista e, se tiver, do passageiro. Querem celular, carteira, dinheiro, aliança, cordão, casaco, tênis. Tanto é que logo depois, a gente consegue recuperar os veículos. Eles estão agindo na área da 40ª DP, na Estrada João Paulo, e no bairro de Colégio”, disse o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário