terça-feira, 1 de setembro de 2015

PF faz operação contra golpe aplicado em brasileiros barrados na Espanha


Mandados foram cumpridos em Ipatinga (MG) e em Vila Velha (ES).
Ação foi coordenada por delegado de BH; balanço não foi divulgado.

Do G1 MG
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (1º), uma operação para desarticular uma quadrilha suspeita de aplicar golpes em brasileiros que eram barrados ao entrar na Espanha. Segundo a corporação, estelionatários se ofereceriam para resolver a situação das vítimas no exterior.
De acordo com a assessoria da corporação, a ação, batizada de “Barajas”, foi coordenada por um delegado de Belo Horizonte e cumpriu mandados de prisão, de condução coercitiva e de busca em apreensão em Ipatinga (MG) e em Vila Velha (ES). Até as 17h30, a PF ainda não havia divulgado o número de mandados cumpridos.

Segundo a polícia, o golpe vem sendo aplicado desde 2012 e, até o momento, 14 vítimas foram identificadas. De acordo com as investigações, brasileiros barrados no Aeroporto Madrid-Barajas recebiam ligações de integrantes do grupo, que se passavam por funcionários do consulado brasileiro. Para que fosse providenciado o desembaraço migratório e o ingresso na Espanha, a quadrilha pedia que as vítimas transferissem certa quantia em dinheiro.

Os envolvidos na fraude podem responder pelos crimes de estelionato e organização criminosa, cujas penas máximas somadas chegam 13 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário