segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Morte de operário no Porto do Açu: Sindicato quer apuração


Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio Pereira da Silva
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio Pereira da Silva
Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (21) o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio Pereira da Silva, informou que o sindicato quer a apuração e já entrou com um pedido no Ministério do Trabalho para a abertura de um inquérito civil que apure as causas que levaram a morte do operário Vanilson Gomes Monteiro, de 52 anos.
“A empresa não soube passar até o momento qualquer informação positiva, estou no aguardo do resultado pericial do local e do IML. Hoje de manhã nos reunimos com representantes da empresa FCC-TARRIO TX1 CONSTRUÇÃO LTDA. Ainda não entendemos como ele se desequilibrou, caiu no quebra-mar e foi parar dentro da água. Se ele estava guiando um guindaste deveria estar preso a um cabo de aço e com todos os equipamentos de segurança necessários”, disse José Carlos Eulálio.
“Ele não estava preso a um cabo guia, se estivesse poderia até se machucar, mas não iria a óbito. Vamos apurar as causas e responsabilidades de técnicos e engenheiros de segurança”, finalizou Eulálio.
Relembre o caso
boneco-20-vanilsonUm operário identificado como Vanilson Gomes Monteiro, de 52 anos, morreu afogado após cair de um píer na madrugada deste domingo (20) do Complexo Logístico Portuário do Açu, em São João da Barra.
A vítima caiu de um terminal da Anglo American. A queda teria ocorrido durante uma forte ventania.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Pereira da Silva, esteve no local para apurar detalhes do caso.
“Nós, do sindicato, fomos impedidos de ter acesso ao local. Chegamos aqui por volta das 7h20 e funcionários do porto não permitiram nossa entrada. Não sabemos se há alguma irregularidade”, disse o presidente  do Sticoncimo, José Carlos Eulálio, que falou por telefone com a redação do Campos 24 Horas.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram acionados para retirar o corpo de Vanilson que ficou preso entre as pedras. O corpo será removido pelo rabecão dos bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Vanilson trabalhava como movimentador cargas, morava em São João da Barra e tinha três filhos, um rapaz e duas jovens. O caso será investigado na 145ª DP da cidade.
Nota da FCC-TARRIO TX1 CONSTRUÇÃO LTDA:
E com muito pesar que a FCC-TARRIO TX1 CONSTRUÇÃO LTDA informa que na madrugada de 20 de setembro de 2015 registrou o falecimento de seu colaborador, Sr. Vanilson Gomes Monteiro, na obra do quebra-mar misto no Terminal 1 do Porto do Açú, em São João da Barra. Informa ainda, que se solidariza com a dor de seus familiares, e está prestando toda a assistência necessária a família. Registra também, que está a disposição das autoridades para colaborar nas investigações a fim de elucidar o fato ocorrido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário