domingo, 20 de setembro de 2015

Moradores de Copacabana flagram tumultos na volta de praia


Estudante diz que atuação de ‘pivetes’ espalham insegurança no bairro.
Ela afirma que tumultos têm sido recorrentes nos fins de semana.

Daniel SiveiraDo G1 Rio
O fim da tarde deste domingo (20) foi marcado por tumultos e correrias na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Moradores registraram em vídeo, num intervalo de uma hora, ao menos três confusões. Em uma das cenas, um rapaz que tentava embarcar em um ônibus pela janela é agredido por um grupo de homens. Em outra, a janela de um ônibus é quebrada e passageiros saltam por ela.

"O que aparentou é que não era só uma baderna dentro do ônibus. Parecia que a galera estava tentando buscar alguém dentro do ônibus, como se tivesse ocorrido um arrastão e os envolvidos fugiram entrando no ônibus e um grupo foi atrás para pegá-los", contou o bancário Matheus Rodrigues, de 32 anos, que gravou o vídeo em que a janela do coletivo é arrancada. (assista no topo da reportagem).

Matheus disse que, antes de gravar o vídeo, ouviu uma gritaria na Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara. "Cheguei na janela e vi uma correria, então desci e comecei a filmar quando já estava acontecendo a confusão com o ônibus", disse. O bancário ressaltou que tumultos semelhantes têm sido frequentes "principalmente em fim de semana de sol", destacou.
Outra moradora da mesma avenida também destacou a frequência dos tumultos. “Está acontecendo isso sempre nos fins de semana. Principalmente aos domingos. A gente vê os pivetes vindo correndo com alguma coisa nas mãos, um grupo correndo atrás deles, e eles entram nos ônibus pelas janelas”, conta a estudante Isabella Casa Branca, de 19 anos.
Em uma das confusões registradas por Isabella neste domingo, um rapaz é agredido por vários homens. “Eram uns homens grandes, fortes, que estavam bebendo em um bar. Eles correram e arrancaram o pivete da janela do ônibus e começaram a bater nele”, conta. (Os vídeos gravados por Isabella serão exibidas pelo Fantástico)
Moradora de Copacabana, Isabella diz que delinquentes promovem furtos e roubos e fogem embarcando pela janela de coletivos (Foto: Isabella Casa Branca / Arquivo Pessoal)Moradora de Copacabana, Isabella diz que delinquentes promovem furtos e roubos e fogem embarcando pela janela de coletivos (Foto: Isabella Casa Branca / Arquivo Pessoal)

Isabela afirma que cenas semelhantes são cada vez mais recorrentes, o que tem gerado um clima de muita insegurança. “Esses pivetes ficam roubando as pessoas. Todo mundo fica irritado com eles. Acho que por isso esses homens que estavam no bar hoje partiram para a agressão”, disse.
A estudante destacou que o policiamento parece intensificado em Copacabana, principalmente na praia. “O problema é que os policiais só chegam no lugar depois da confusão, quando os pivetes já conseguiram fugir. Eles invadem principalmente os ônibus que não têm ar-condicionado e circulam com as janelas abertas”.

Nas redes sociais, outras pessoas comentaram a ocorrência de assaltos e correria pelas ruas de Copacabana nesta tarde. “Ficamos ilhados no supermercado”, comentou um internauta. Havia também relato do comércio fechando as portas por causa dos tumultos. Até as 18h30 a Polícia Militar não havia se pronunciado sobre as ocorrências registradas no bairro neste domingo.
Policial aborda suspeito em Copacabana (Foto: Isabela Casa Branca/Arquivo Pessoal)Policial aborda suspeito em Copacabana (Foto: Isabela Casa Branca/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário