terça-feira, 1 de setembro de 2015

Menino que engoliu moeda passa por 4 unidades de saúde até ser atendido


Emanuel engoliu moeda de R$ 0,25 no sábado (29).
Criança só passou por endoscopia nesta segunda (31).

Do G1 Rio
Uma criança de apenas dois anos de idade que engoliu uma moeda no sábado (29) peregrinou com a família em busca de atendimento médico por vários hospitais do Rio procurando atendimento adequado como mostrou no RJTV. Em dois dias, ele peregrinou por quatro hospitais e levou 48 horas até ter a moeda retirada.
Emanuel engoliu uma moeda de 25 centavos e, até conseguir atendimento, ficou sem comer ou beber qualquer coisa. O alimento ou a água poderiam empurrar a moeda para o pulmão. Especialistas afirmam que isso poderia provocar o colapso do órgão e pneumonia.
No sábado (29) à noite ele foi levado para a Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana. “Não quiseram mexer em nada, porque não tinham procedimento de endoscopia. Tinham o raio-x, mas não quiseram fazer nada”, afirmou Kamilla de Andrade, mãe de Emanuel.
Poucas horas depois, a família seguiu com o menino para o Hospital Estadual Azevedo Lima, também em Niterói, na Região Metropolitana, onde enfrentaram o mesmo problema.
A terceira unidade de saúde foi o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, também na Região Metropolitana. Lá, ele só conseguiu fazer o raio-x. Mesmo assim, a família não ficou tranquila. Para retirar a moeda, ele precisaria passar por uma endoscopia. E o hospital não possui o parelho para fazer o procedimento em crianças pequenas.
“Eles falaram que iriam fazer o pedido de transferência, que seria depois das 6h de domingo (30). Esperei, ele ficou no soro e nada”, reclamou a mãe.
Emanuel só foi transferido na tarde desta segunda (31) para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste. “Ele foi transferido, mas quem me garante que eles não vão demorar a fazer o procedimento. Meu filho está mal. Hoje ele acordou e não quis nem brincarm, sorrir, dar uma palavra. Ele só dorme. Ele está totalmente fraco”, afirmou Kamilla.
Quarenta e oito horas depois de engolir a moeda, Emanuel passou por uma endoscopia. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ele passa bem. Já a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro afirmou que a criança não fez o procedimento no Hospital Alberto Torres porque a unidade não é referência em endoscopia pediátrica. Tanto o Hospital Azevedo Lima quanto a Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro negaram que a família da criança tenha procurado atendimento nestes lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário