domingo, 27 de setembro de 2015

Jiboia de 1,60m em residência de Poço Gordo


jiboiaphotosUma cobra jiboia, medindo cerca de 1.60m, foi resgatada na tarde deste sábado (26) pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal, em uma residência na localidade de Poço Gordo, na Baixada Campista. O animal silvestre estava atrás da máquina de lavar e foi encontrada pela dona da casa, Renata Rosa de Abreu.  Segundo o comandante do GAM, o biólogo Sávio Tatagiba, a jiboia já foi levada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) para avaliação veterinária e posterior soltura,  quando estiver apta para ser devolvida à natureza.
Segundo Tatagiba, ao encontrar o animal, a moradora  Renata  agiu da maneira correta. “Ao  se deparar com o animal, ela ligou para a Guarda Municipal, através do número 153, e aguardou a chegada do Grupamento Ambiental à sua residência para realizar o resgate, de forma correta,  sem causar nenhum prejuízo ao animal e  nem à pessoa”, explica.
Ele lembra que, em caso de aparição de animais silvestres nas residências, a pessoa que encontrar deve evitar o manuseio ou captura do animal, pois pode machucá-la ou atacar a pessoa como forma de se defender. “Então o correto é ligar para o órgão competente e receber as orientações adequadas”.
– A jibóia está presente em todos os biomas brasileiros, principalmente, na mata atlântica e restinga da região de Campos. Nos canaviais, também, é muito comum – informa o biólogo, explicando o motivo do surgimento do animal nesta residência, localizada na área rural de Campos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário