terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fundador do PT quer impeachment de Dilma Rousseff


helio_bicudo_1.jpg_20140330O 21º pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff protocolado na Câmara este ano partiu de um petista histórico: o jurista Hélio Bicudo, 93 anos, um dos fundadores do PT. Cabe agora ao presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidir se dará ou não prosseguimento à demanda.
A ideia surgiu de uma conversa que Hélio teve com advogados logo após as manifestações de 16 de agosto. O pedido foi formulado e, nesta terça-feira, a filha dele, Maria Lúcia Pereira Bicudo, foi à Câmara para protocolar. O ex-petista não participou do ato porque passou recentemente por um procedimento cirúrgico devido a um infarte e permanece em casa, sob repouso. Maria Lúcia espera agora entregar simbolicamente o documento a Cunha.
O pedido se baseia nas apurações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo para alegar que Dilma descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com as chamadas “pedaladas” fiscais. E defende ainda que a presidente faltou com probidade por causa de sua postura condescendente com os investigados na Lava-Jato.
“Houve uma maquiagem deliberadamente orientada a passar para a nação (e também aos investidores internacionais) a sensação de que o Brasil estaria economicamente saudável e, portanto, teria condições de manter os programas em favor das classes mais vulneráveis”, diz o texto assinado por Bicudo.
O pedido aponta que teria havido “dolo” na omissão da presidente Dilma em responsabilizar seus subalternos diante das denúncias de corrupção na Petrobras.
“Tudo indica ter a denunciada agido com dolo, pois a reiteração dos fatos, sua magnitude e o comportamento adotado, mesmo depois de avisada por várias fontes, não são compatíveis com mera negligência”, diz.
O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), minimizou. Para Sibá, o pedido vindo de um petista histórico não difere tanto de outro de autoria da oposição, já que Hélio Bicudo rompeu com o partido em 2005, em meio ao escândalo do mensalão.
– Nosso bom velhinho está querendo participar do debate. Mas isso não preocupa, porque ele já estava rompido com o PT há algum tempo.
Este foi o 21º pedido de impeachment protocolado contra Dilma este ano. Desse total, nove já foram arquivados por não cumprirem requisitos formais, segundo a diretoria-geral da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário