quinta-feira, 17 de setembro de 2015

‘Detonação’ prende quadrilha que roubava caixas eletrônicos


Operação-Detonação_17_09_2015 (88)Operação-Detonação_17_09_2015 (96)Operação-Detonação_17_09_2015 (100)Policiais chegam a um sítio na praia de Atafona, onde um dos acusados foi preso
Policiais chegam a um sítio na praia de Atafona, onde um dos acusados foi preso
Com resultado de 13 presos e apreensão de  muitas armas, três carros de luxo, quatro motos e grande quantidade de cocaína, a Operação Detonação começou às 5h desta quinta-feira(17). Houve o cumprimento de mandados de prisão contra acusados de roubar caixas eletrônicos em Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Quissamã. Foram mobilizados mais de 100 policiais civis, militares e rodoviários federais. De acordo com a polícia, a quadrilha tinha potencial até para invadir DPOs e delegacias. Segundo ainda a polícia, o envolvimento de um policial militar com a quadrilha está sendo investigado.  Em Campos, alguns  acusados foram presos nos Parques Santo Amaro, Jockey e Guarus. Em São João da Barra, as prisões ocorreram nas praias de Grussaí e Atafona. A faixa etária dos acusados é de 19 a 35 anos. A equipe do site Campos 24 Horas acompanhou a operação desde o início.
Como aconteceu
Durante uma coletiva concedida no fim da manhã,o delegado titular da 134ª DP/Centro, Geraldo Rangel, informou que a ‘Operação Detonação’ foi deflagrada nesta manhã após três meses de investigação. Segundo ele, algumas investigações já existiam, porém houve uma intensificação após a explosão do caixa eletrônico, em 
Operação-Detonação_17_09_2015 (10)Goitacazes, na Baixada Campista. Além disso, houve ainda um arrombamento ao caixa eletrônico do Banco do Brasil em São Francisco de Itabapoana. “A partir daí, as delegacias se uniram numa investigação conjunta”, disse o delegado Geraldo Rangel.
Ainda de acordo com Rangel, a operação contou com 45 viaturas e 130 policiais. A Justiça expediu 14 mandados de prisão, sendo que 12 foram cumpridos e  uma pessoa foi presa em flagrante, perfazendo um total de 13 presos. “Não conseguimos cumprir dois mandados, um deles vindo de Minas Gerais. E dos que estavam em Campos, apenas um  ainda não conseguimos prender, sendo considerado foragido da justiça”, destacou o delegado titular da 134ª DP/Centro.
Foram apreendidas 11 armas, entre elas pistolas, revólveres e espingardas, cocaína e material explosivo. “Fica claro que a quadrilha atuava também no  tráfico de drogas”, ressaltou  Geraldo Rangel.
A delegada titular da 147ª DP de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, disse que os acusados  arrombavam caixas eletrônicos também em Minas Gerais, Macaé, Quissamã e Carapebus.
operação políciaOperação-Detonação_17_09_2015 (109)Ivana disse ainda que o material explosivo apreendido “é um tipo específico perigoso não só pra eles, mas para a sociedade em geral. Isso rompe uma cadeia de sequência de outros crimes.  Durante a investigação, percebemos que eles foram aprimorando a forma de atuar. Antes,  furtavam e roubavam com maçarico”, afirmou a delegada.
Comandante do 8º BPM
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Marcelo Freiman, afirmou que a operação foi um sucesso. “Todos os suspeitos foram localizados. Podemos dizer que a operação foi um sucesso devido as prisões e apreensões”, destacou.
Marcelo Freiman acrescentou que está sendo apurado o envolvimento de policiais militares.  “Mas ainda não há evidências suficiente para a prisão”, frisou Frienam.
unnamed (1)unnamed (2)Como aconteceu
Os mandados foram cumpridos em Campos e São João da Barra.
Operação-Detonação_17_09_2015 (44)Operação-Detonação_17_09_2015 (51)A operação mobiliza as polícias Civil, Militar, Ministério Público Estadual, e Polícia Rodoviária Federal. Equipes dos batalhões da Polícia Militar de Campos e região, e Polícia Civil de Campos, Quissamã e de São Francisco de Itabapoana dão apoio na ação.
Participaram ainda, a equipe do Canil, da Guarda Civil  de Casimiro de Abreu, 15 agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Comandam a operação osos delegados Geraldo Rangel(titular da 134ª DP), Madeleine Faria( titular da 130ª DP/Quissamã), e Ivana Morgado(titular da 147ª DP/SFI), e o tenente coronel Marcelo Freimam (comandante do 8º BPM).
Ações da quadrilha
Um dos caixas eletrônicos explodidos pela quadrilha foi do Banco do Brasil, em São Francisco. A polícia descobriu que, além de assaltar, a quadrilha planejava invadir a delegacia e a Companhia da PM da cidade, render policiais e roubar armas.
A quadrilha é formada, em sua maioria, jovens com bom poder aquisitivo. Eles andam em carros que não despertam nenhum tipo de suspeita.
Em um sítio, em Atafona, foram encontrados dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380 e uma espingarda. Com a chegada da polícia ao local, o suspeito tentou de desfazer de uma arma, arremessando-a pela janela. Em outra residência, no bairro Do Outro Lado da Lagoa, na praia de Grussaí, foram apreendidos computadores, uma pistola, munições e celulares. Além desse material foram encontrados coletes, dinheiro e grande quantidade de material explosivo embaixo de uma cama.  Já em uma casa no bairro do Jóquei, em Campos, foram apreendidos um veículo modelo Cruze, uma caminhonete S10 e duas motos
A quadrilha teria praticado cerca de 15 roubos a caixas eletrônicos e assaltos a mão armada.
Detonação’ prende quadrilha que roubava caixas eletrônicos  (270)Detonação’ prende quadrilha que roubava caixas eletrônicos  (264)Detonação’ prende quadrilha que roubava caixas eletrônicos  (261)AohKtYlVJ52L8pRW_oTMeKnNHuudsZVumDbMlpIgZe-a 
AicTVJmSU7YVotdp6S2wgWm6YEtpLtzuRHVmIgnGWr9OAvszuvx_yltty2X8PXd2UpTLCJ33n8t_eZ-d6xN0fBM6 
 
ApS5X3EnEXWus423ps7CJrZmecteae5qjufW0a7xD9EX


Nenhum comentário:

Postar um comentário