terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alerj arquiva projeto que proíbe uso de arma de fogo por guarda municipal


Proposta recebeu 37 dos 42 votos necessários para prosseguir na votação.
Atualmente Volta Redonda e Resende autorizam guardas a usar armas.

Do G1 Rio
Em votação na tarde desta terça-feira (15), o plenário da Assembleia Legislativa do Rio decidiu arquivar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 13/15, que poderia impedir que guardas municipais de todas as cidades do Estado fizessem uso de armas de fogo. O projeto dos deputados Comte Bittencourt (PPS) e Flavio Serafini (Psol) recebeu 37 votos a favor e 16 contrários. Para continuar tramitando o projeto necessitava de 42 votos do total de 70 deputados.
Atualmente, dois municípios autorizam que seus guardas portem pistolas: Volta Redonda e Resende. A autorização do uso de arma de fogo atende uma lei federal que permite que as câmaras municipais deliberem sobre a autodefesa de seus agentes. A proposta da PEC era para alterar o parágrafo 1º do artigo 183 da constituição estadual, que fala sobre as guardas municipais, vedando o porte de armas de fogo pelos agentes.
Na justificativa do texto, os parlamentares citam movimentos de guardas que pedem o armamento com o argumento de reforçar o combate ao crime.
Para os deputados, apenas as polícias têm o respaldo constitucional para atuar na segurança pública.

Em agosto, o G1 mostrou que a guarda municipal passou, pela primeira vez, por um curso voltado para  controle de distúrbios na orla, com aulas que vão da imobilização à condução de detidos na faixa da areia - inclusive com o Bope.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
  •  
Verão de 2015 teve cenas de tumulto nas praias do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Verão de 2015 teve cenas de tumulto nas praias do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário