quinta-feira, 3 de setembro de 2015

50 mil maços de cigarros falsificados são apreendidos no ES


Operação da Polícia Civil fiscalizou mais de 80 estabelecimentos.
Além de fazer mal para a saúde, os cigarros prejudicam a arrecadação pública.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Uma fiscalização da Polícia Civil apreendeu 50 mil maços de cigarros falsificados e contrabandeados nesta quarta-feira (2), no comércio da Grande Vitória, no Espírito Santo.
"Conseguimos arrecadar até o momento, quase 1 milhão de unidades. Foram fiscalizados mais de 80 estabelecimentos", disse o delegado Marcio Bruno Malheiros.
A maior parte dos produtos aprendidos era falsificada e entrava no país através do Paraguai. Para verificar se o produto era original, a polícia usou uma luz ultravioleta. O delegado explicou que, no selo falsificado, a luz é refletida, enquanto no original isso não acontece.
Além dos produtos falsos, também foram apreendidos muitos maços que foram importados para o Brasil de maneira irregular.
Além de fazer mal para a saúde, o cigarro falsificado e contrabandeado também causa prejuízo aos cofres públicos. Em uma carga deste tamanho, deixaram de ser arrecadados R$ 162 mil reais em impostos.
Segundo o Presidente da Associação de Combate ao Mercado Ilegal, Roberto Alves de Lima, o Espírito Santo tem recebido muitos produtos falsificados e contrabandeados.
"A situação do estado passou a ser preocupante pelo índice ter subido de maneira muito exagerado, prejudicando frontalmente a saúde pública e a arrecadação", ponderou Lima.
Segundo a polícia, as cargas serão periciadas e depois incineradas. Os donos dos estabelecimentos tiveram que assinar um termo de responsabilidade e foram liberados em seguida.
Cigarros apreendidos (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Cigarros apreendidos na Grande Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário