quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pagamento atrasado: médicos que atendem pelo SUS reclamam


Sindicato dos Médicos 0807José Roberto Crespo 2O presidente do Sindicato dos Médicos de Campos,  José Roberto Crespo,  concedeu entrevista coletiva no final da manhã desta quarta-feira(08), durante a qual onde falou sobre o atraso do pagamento dos profissionais da saúde que atendem pelo SUS no município. Ele também critica a Tabela SUS(base de cálculo para pagamento dos procedimentos médicos), cujos valores são definidos pelo Governo Federal.
“Na sexta-feira teve uma reunião dos hospitais com o Poder Público e até hoje não temos uma informação completa do que aconteceu. Disseram para imprensa que não terá greve e paralisação. Nós temos uma população de 500 mil habitantes e 90% dependem do Sistema Único de Saúde . Está é a grande dificuldade e preocupação do Sindicato”, disse José Roberto Crespo, acrescentando que “ninguém está aqui fazendo apologia a paralisação. O que existe é um atraso concreto do pagamento dos profissionais da saúde, de meses, não é de um ou dois meses. Existem profissionais que estão desde abril sem receber, outros desde agosto de 2014. Eu mesmo estou desde novembro sem receber”, destacou.
José Roberto Crespo ainda explicou a forma com que a verba da saúde é repassada até chegar ao médico. “O Ministério da Saúde e as secretárias Estadual e Municipal colocam uma parte do seu orçamento na saúde. “O município  é uma gestão plena de saúde, ou seja, recebe o repasse direto do Ministério da Saúde e repassa aos hospitais, cada um fica com sua parte. O município também coloca a parte dele e cada hospital tem a sua parte. O governo alega que coloca 40% na Saúde. O que estamos vivenciando é que este recurso não está chegando, pelo menos não ao médico. Os médicos estão abandonando e não querem operar e trabalhar no SUS”, afirmou.
Enfatiza também diz que a tabela do SUS, cujos valores são determinados pelo Governo Federal e ser de base para calcular o que será pago por todos os procedimentos médicos, está defasada, e esclarece que os médicos não têm vínculo empregatício com os hospitais.
“Os médicos estão trabalhando em sistema de prestação de serviços. No Hospital Álvaro Alvim e Santa Casa, os médicos não são empregados, eles são prestadores de serviço. Quem trabalha em ambulatório ou faz cirurgias, só recebe pelos procedimentos. Antigamente, a tabela(SUS) era boa e dava para se ganhar alguma coisa, mas hoje está inviável. A princípio se coloca uma tabela de contratualização. Mesmo assim, isso foi em 2009 e já está defasado e não se atualiza esta tabela. Está se dificultando a assistência ao pobre. Não dá para os hospitais fazerem acordo, quem trabalha e produz é o médico. Ontem discutimos essas questões, muitos colegas colocaram que temos que buscar um entendimento com o executivo para que paguem diretamente ao médico”, esclareceu.

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário