segunda-feira, 20 de julho de 2015

Menos crimes no 1º semestre



Os números de crimes baixaram em Campos e região. É o que apontam dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, na área da 8ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que compreende os municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Por outro lado a sensação de insegurança aumenta diante de mais casos de latrocínio.
A Folha comparou dados de homicídios dolosos e roubos a comércio, veículo e transeunte. Em relação aos homicídios dolosos, em Campos, foram 74 entre os meses de janeiro a junho de 2015, contra 125 no mesmo período do ano passado. Ainda sobre Campos, roubos a comércio foram 45 no primeiro semestre deste ano e 63 no mesmo período de 2014. Os números apontaram queda também nos roubos a transeuntes e de veículos.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Freiman, contou que são várias questões que contribuem para a diminuição da criminalidade. “Atribuo a vários fatores. Entre eles o serviço minucioso de análise criminal. É feito um levantamento de hora, dia, local, características do autor e do crime. E é feito um planejamento refinado. Análise a cada 24 horas, fazendo atualização, deslocando para a área de maior incidência. Ao mesmo tempo, ações de inteligência. Além de otimização de todo efetivo e patrulhamento extra”, disse ele.
Ainda de acordo com Freiman, parcerias também trazem saldo positivo. O comandante falou sobre o próximo semestre. “Pretendemos baixar ainda mais no segundo semestre. Campos teve a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes desde 2003. Reduzimos significativamente. Julho começa um novo ciclo. Estou confiante, estamos trabalhando para isso. Atuamos tentando definir os problemas e ações para solucionar e diminuir a incidência”, concluiu.
O delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Geraldo Rangel, também falou sobre os números. “É a integração das forças policiais. Um trabalho feito corretamente. Mesmo com crescimento da cidade, conseguimos. Agora iniciamos o segundo semestre com novas metas”.
O delegado adjunto da 146ª DP (Guarus) Pedro Emílio Braga, ressaltou: “Atribuo ao esforço integrado da PM e Polícia Civil em aplicar novos protocolos de repressão e investigação, levando a redução da criminalidade até o primeiro lugar”, afirmou.
Apenas com latrocínio não registrou redução
Em Campos, enquanto o número de homicídios e roubos de comércios, veículos e transeuntes diminuíram, o número de latrocínios (roubo seguido de morte) aumentou. No primeiro semestre deste ano, foram três latrocínios na cidade, sendo um na área da 146ª DP (Guarus) e dois na área da 134ª DP (Centro). No mesmo período do ano passado, segundo dados do ISP, foi registrado um latrocínio em Campos, na área da 146ª DP (Guarus). Em toda a área da 8º Aisp, o total de latrocínios continuou o mesmo: quatro.
Um dos casos de latrocínio foi em janeiro deste ano. O corpo do taxista José Valdo Oliveira Souza, de 60 anos, foi encontrado na rua Benedito Queiroz, no bairro Alphaville 3, em Campos. Segundo o delegado Geraldo Rangel, a hipótese trabalhada era latrocínio. Em uma coletiva no mês de maio, o delegado informou que o carro da vítima, um Corsa, cor prata, ainda estava desaparecido e um suspeito era procurado.
Ocorrências feitas em todas as unidades
A 8ª Aisp ficou em primeiro lugar no ranking do sistema integrado de metas da secretaria estadual de Segurança. O comandante Freiman explicou que o sistema de metas engloba três indicadores: 1º, letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e auto de resistência); 2º, roubo de veículo; e 3º, roubo de rua (roubo de celular, roubo a transeunte e roubo em coletivo). “Durante seis meses são computados dia a dia. O Estado dá uma meta e se cumprir ganha prêmio. Se for 20% a menos da meta estabelecida, leva a premiação de primeiro lugar e os policiais civis e militares ganham R$ 13.500”, disse, acrescentando que no indicador de letalidade violenta reduziu 33% em relação à meta; roubo de veículo 42%; e roubo de rua 32%”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário