sexta-feira, 10 de julho de 2015

Imagens desmentem versão de PMs sobre morte de menor no Rio

PMs alegaram revide a ataque durante patrulhamento na Palmeirinha.

Ministério Público pediu a prisão de 2 policiais pela morte de adolescente.

Do G1 Rio
O Ministério Público do Rio pediu, nesta quinta-feira (9), a prisão de dois policiais militares que participaram de uma operação na comunidade da Palmeirinha, em Honório Gurgel, Zona Norte, em que um adolescente foi morto, em fevereiro deste ano. As informações são do Jornal Nacional.

No registro de ocorrência feito na época, um dos PMs afirma ter sido surpreendido por homens armados, que teriam atirado quando viram a carro da PM. Imagens da câmera de segurança instalada dentro do carro da Polícia Militar desmentem a versão dos PMs de que houve confronto.
O vídeo revela três policiais durante patrulhamento. O motorista é o soldado Allan de Lima Monteiro, ao lado, o sargento Ricardo Vagner Gomes e, atrás, o cabo Carlos Eduardo Domingos Alves.

Outro vídeo, feito por um dos jovens atingido pouco antes de morrer, também revelou que não houve troca de tiros entre eles e os policiais.

Dinâmica dos fatos
No vídeo do interior do veículo é possível ver o sargento Ricardo orientar o soldado Allan: “Mete o farol alto mesmo pra a gente ver o que é.” Allan responde: “Ali tem que chegar, chefe, eles vão estar para esquerda.” Um minuto depois, Ricardo projeta o corpo pra fora da janela do carro e, 16 segundos depois, começam os disparos.
Imagens de fora do carro revelam duas pessoas paradas em uma esquina. Depois, eles aparecem feridos ficam no chão. O apelo de um deles pode ser ouvido no vídeo: “Pai do céu, me ajude, Jesus.” Um dos policiais pergunta o motivo de ter havido correria e recebem a resposta: "Não, a gente estava brincando, senhor.”

Chauan Jambre Cezario, de 19 anos, é o primeiro a entrar no carro da PM, com uma parente. Ele foi baleado no peito. Os PMs carregam o outro baleado que é Alan de Sousa Lima, de 15 anos. Ele também é posto no banco de trás e não dá nenhum sinal de reação.

As câmeras também registraram o momento em que o carro da PM chega ao hospital, 15 minutos depois dos tiros. Alan não resistiu aos ferimentos.

Em depoimento, o sargento Ricardo Vagner Gomes disse que revidou os tiros e que depois encontrou dois homens baleados e duas armas no chão.
Polícia Civil desconfiou da versão de PMs
Chauan, que foi baleado no peito, chegou a ficar preso por porte de arma e resistência, mas a Polícia Civil pediu a liberdade dele depois do depoimento. Na época, a Polícia Civil desconfiou da versão dos PMs após ter acesso ao vídeo feito por Alan pouco antes de morrer.

A Polícia Militar chegou a exonerar o comandante do batalhão da área e afastou nove policiais envolvidos na operação que responderam a inquérito.

O Ministério Público pediu a prisão preventiva do sargento Ricardo Vagner Gomes, que atirou nos jovens, e do soldado Allan de Lima Monteiro, que dirigia. Ricardo foi denunciado por homicídio doloso, tentativa de homicídio e fraude processual. Allan foi denunciado por fraude processual. O MP considerou cabo Carlos Eduardos Domingos Alves, que estava sentado no banco de trás do carro, como testemunha.

Segundo a denúncia, o crime foi cometido de forma a impedir a defesa das vítimas, já que os disparos foram feitos pelas costas. O promotor diz, também, que quando os PMs notaram que as vítimas não eram traficantes, simularam a apreensão de duas armas de fogo como se fossem das vítimas.

“Não tinha nenhuma forma de confronto, eles estavam brincando na rua. Nada, confronto nenhum. No jargão policial, eles botaram duas velas na mão das crianças que estava no chão. Um calibre 38, e um calibre 380. Uma pistola e um revólver. Então, na verdade, foi tentando consertar a besteira que eles fizeram. Mas isso denota nada mais que a índole criminosa dos policiais”, afirmou o promotor de justiça Homero das Neves Freitas Filho.

Segundo a Polícia Militar, o inquérito encontrou indícios de crimes cometidos pelos policiais. Quatro PMs respondem a processo administrativo disciplinar e podem ser expulsos da corporação. Entre eles os três que estavam no carro. Todos os policiais envolvidos no caso continuam afastados das ruas, trabalhando em funções administrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário