segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dia da Mulher Negra tem programação especial em Campos


10505558_822888627827422_7562419991622237717_nO dia 28 de julho é o Dia da Mulher Negra, e em Campos a data será celebrada com ampla programação. Uma rodada de debates será iniciada às 10h, no Instituto de Desenvolvimento da Cultura Afro no Norte e Noroeste Fluminense (Idanf). Os debates vão girar em torno do tema “Mulher Negra: identidade, empoderamento e força”. Amostras culturais das comunidades quilombolas, e da culinária afro também constam da programação.
De acordo com informações do presidente da Entidade, Maurício Teixeira, a programação cultural consta de rodadas de debate sobre a marcha da mulher negra e suas conquistas, e ainda temas pertinentes como violência, saúde, jovens, quilombolas e a mulher nos espaços de decisões. O Idanf funciona na Rua 13 de Maio, 102, nos altos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro.
“Teremos logo após a solenidade de abertura às 10h um desfile intitulado “Sou Mulher e não importa minha idade”, em seguida, das 10h30 até 11h  uma Roda de Conversa, com Kátia Penha, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e membro da Coordenação Nacional da Marcha da Mulher Negra; na sequência teremos observações importantes que serão repassadas por Evane Lopes, assessora da ONU (Organização das Nações Unidas), que vai abordar o tema “Empoderamento da Mulher Negra”., informa Maurício.
Ele acrescenta que diversos outros temas importantes para a mulher serão abordados, como a “Saúde da Mulher Negra”, com Kátia Venina; o “Papel do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher” (Comdim), com Margarida Estela; “A Marcha das Mulheres”, com Maria José Serafim, coordenadora da Articulação das Mulheres Negras de Campos dos Goytacazes. Às 11h15 teremos uma sessão solene para homenagens Às mulheres, com voz e violão, com Ellen Correa, e ao meio dia será o momento das participantes terem momento de confraternização, com a degustação de caldos quilombolas, remanescente da culinária afro, que muito influencia na culinária brasileira”, destaca Maurício Teixeira.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário