quarta-feira, 22 de julho de 2015

'Brasil Integrado' tem 62 prisões em 13 dias no RJ, diz ministro da Justiça


Dois suspeitos foram presos durante visita de Cardozo à Ponte Rio-Niterói.
Cinturão de monitoramento foi montado em 20 pontos de acesso ao Rio.

Cristina BoeckelDo G1 Rio
Pezão e Cardozo na Ponte Rio-Niterói (Foto: Cristina Boeckel / G1)Pezão e Cardozo deram entrevista coletiva na Ponte Rio-Niterói (Foto: Cristina Boeckel / G1)
Durante entrevista coletiva sobre a operação "Brasil Integrado", nesta quarta-feira (22), na Ponte Rio-Niterói, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que dois homems procurados por porte de entorpecentes haviam sido presos, instantes antes, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma blitz no local. Com eles, chegou a 62 o número de presos nos 13 dias da primeira fase da operação, iniciada em 9 de julho e prevista para durar até o dia 29 do mês.
O objetivo da ação é unir o trabalho de forças estaduais e federais de segurança no combate ao tráfico de drogas e armas, a sonegação fiscal e outros crimes. Foram montados cinturões de monitoramento em 20 pontos do estado.
Além dos presos, foram apreendidos 105 quilos de maconha, oito quilos de crack e outras drogas. Cinco pistolas, além de munição, também foram encontradas pelos agentes.
A articulação começou ano passado, em reuniões entre o ministro e governadores dos quatro estados do Sudeste. Para o ministro, a operação marca uma nova etapa na segurança pública do país.
"Com a integração de forças, você ataca a rota por onde entram drogas e armas, de uma maneira mais forte, conjugada (...) Todas as forças atuam integradas, respeitando a linha de comando. Ninguém quer mandar mais do que o outro. Mas de uma maneira coordenada e eficaz", disse Cardozo.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que a principal importância da operação é o fato de que as principais entradas do Rio de Janeiro são rodovias federais. Pezão falou que a operação pode assustar quem passa pelas estradas do estado, mas não há o que temer pois o objetivo das operações é justamente tornar o ambiente mais seguro. Ele agradeceu às autoridades federais.
"Essa cidade e este estado vão sediar as Olimpíadas ano que vem. Por isso, precisamos muito desta parceria na segurança pública com o governo federal".
O governador afirma que está é a primeira de uma série de operações de reforço na segurança pública, que inclui a cota de novos equipamentos. "O estado está fazendo um esforço na compra de scanners que vão facilitar o controle da entrada de mercadorias".
Também estiveram no local secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; o secretário Nacional de Segurança para Grandes Eventos do MJ, Andrei Augusto; o delegado Fernando Veloso, chefe de Polícia Civil; o coronel Pinheiro Neto, comandante geral da PM; e o secretário de segurança pública do estado do Rio, José Mariano Beltrame.
Policiais da PRF revistam motorista e vasculham carros na operação Brasil Integrado (Foto: Cristina Boeckel / G1)PRF revista motorista e vasculha carro na operação Brasil Integrado (Foto: Cristina Boeckel / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário