segunda-feira, 18 de maio de 2015

Violência sexual é o 2º crime mais frequente contra menores em Vitória


Em 2014 foram 112 novos casos desse tipo de violência.
Desse total, 89 vítimas eram meninas e 59 na faixa etária de 5 a 14 anos.

Do G1 ES, com informações da CBN Vitória *
Em 2014, 112 novos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Vitória (Foto: Divulgação / Projeto Vira Vida)Em 2014 houve 112 casos de violência sexual
contra menores em Vitória
(Foto: Divulgação/Projeto Vira Vida)
O número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes registrados em Vitóriasó não é maior do que notificações de negligência e abandono. Em 2014, foram 112 casos novos casos deste tipo de violência denunciados na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Desse total, 89 vítimas eram meninas e 59 estavam na faixa etária entre 5 e 14 anos.
A coordenadora do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Patrícia Hulle, disse que a maioria desses casos de violência acontece no ambiente familiar.
"A violência sexual se divide em duas características, uma delas é o abuso sexual que acontece no âmbito familiar, na maioria das vezes. Ele pode acontecer em outros locais também, mas grande parte das vezes é dentro da casa. E Vitória, por ser uma cidade de turismo de negócios, tem a exploração sexual também", afirmou.
Há duas regiões na capital onde se concentram os casos de exploração sexual infantil: a Praia de Camburi e o Centro. Mas, segundo Patrícia, ainda é difícil identificar exatamente onde ficam esses locais devido à falta de denúncias.
"Essa situação não foi tão claramente denunciada quanto o abuso. Nós temos poucos casos de denúncia de exploração sexual. Mas a gente sabe de situações que são hotéis que exploram meninos e meninas, redes de prostituição que utilizam as crianças", revelou.
A conselheira tutelar Rosenita Pereira, de 44 anos, alertou que a família precisa estar atenta a mudanças comportamentais da criança ou adolescente que possam indicar que ela sofreu algum tipo de violência.
Falta de apetite, retração, introspecção, pesadelos durante a madrugada e baixo desempenho escolar são alguns dos sintomas. Denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, Conselho Tutelar ou anonimamente, pelo número 181.
Para alertar a população, uma campanha foi realizada na Praia de Camburi neste domingo (17), mesmo com chuva. Integrantes do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual, Conselho Tutelar de Vitória e prefeitura se vestiram de branco e mostraram faixas contra a violência sexual infantojuvenil. Crianças e adolescentes de uma banda de congo também participaram.
* Com colaboração de Fiorella Gomes, da rádio CBN Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário