quinta-feira, 14 de maio de 2015

Síndico do 'Minha Casa Minha Vida' é suspeito de homicídio, diz DH do Rio


Ação da DH prendeu três suspeitos de ter ligação com milicianos.
Foram apreendidas granadas, armas e fichas de cobrança de TV a cabo.

Do G1 Rio
Júlio César Lima Duarte, de 34 anos, síndico de um condomínio do programa “Minha Casa Minha Vida”, preso na manhã desta quarta-feira (13) numa operação da Divisão de Homicídios, é apontado como participante do homicídio e da ocultação de cadáver de um jovem suspeito de praticar furtos no local, segundo informou o delegado Rivaldo Barbosa, titular da DH.
Segundo o delegado, Júlio César é síndico do condomínio Aveiros, na Estrada dos Palmares, em Sants Cruz, na Zona Oeste. 
"Não temos ligação que o aponte como miliciano, mas as investigações mostram que ele entregou a milicianos um jovem de 19 anos suspeito de cometer furtos no condomínio. Júlio César teria amarrado essa pessoa, teria arrebatado-a, e entregue para a milícia. Essa é a informação que há nos autos, através de depoimentos. E há mandado de prisão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver", disse.
O delegado explicou que foi pedida e decretada pela Justiça a prisão temporária de Júlio César com base nos indícios da investigação.
"É necessário prosseguir para localizar o cadáver do jovem e ouvir novas testemunhas, na medida em que a prisão possa favorecer surgimento de testemunhas que queiram colaborar com a investigação", informou.
Na operação desta quarta-feira, que resultou na prisão de três suspeitos de ter ligação com a milícia da Zona Oeste do Rio, a polícia aprendeu oito granadas, um fuzil, duas pistolas, três revólveres e fichas de cobrança feita a moradores do condomínio pelo fornecimento de sinal de TV a cabo, instalada em ligações irregulares. Veja as apreensões no vídeo acima.

Segundo o delegado-assistente da Divisão de Homicídios, Alexandre Herdyr, o armamento foi apreendido durante uma abordagem a um Peugeot 306 preto blindado no acesso da comunidade Três Pontes, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. O carro era roubado. O motorista, um dos presos nesta quarta, é Carlos Alexandre Radis da Silva.

"Abordamos um veículo na Rua Cesário de Melo, no acesso da comunidade Três Pontes, onde o indivíduo conduzia um veículo com os vidros escuros, e ao ser abordado, ele se rendeu prontamente e ao vistoriamos o veículo, havia grande quantidade de armamento e dois coletes a prova de bala, o que nos faz imaginar que ele integre a milícia daquela região. Dentro do veículo também havia cartões de cobrança de serviço de televisão a cabo, anotações relacionadas a cobrança de controle de terreno. Nos parece que seriam prestações relacionadas a aquisições de terreno", disse o delegado.
Carlos Alexandre, suspeito de ter ligação com a milícia (Foto: G1)Carlos Alexandre, suspeito de ter ligação com a
milícia (Foto: G1)
Suspeito já havia sido preso
Carlos Alexandre já foi preso pela DH anteriormente quando os policiais investigavam um homicídio ocorrido em Santa Cruz, no bairro Venda de Varanda .
"Ele passou de veículo portando uma pistola. Foi preso nessa ocasião e foi autuado em flagrante pelo crime de porte de arma. Foi por volta de 2013 ou 2014. Segundo relato dele, permaneceu uma semana preso", informou o delegado-assistente.
De acordo como delegado-assistente, informalmente Carlos Alexandre informou que integra a milícia da região. Ele explicou que o carro com o armamento foi aprendido em Paciência, mas há uma certa distância do condomínio.
"Não há relação no momento entre a prisão do síndico Júlio Cesa e a prisão de Carlos Alexandre. Temos conhecimento que a milícia que domina aquela região é a Liga da Justiça", afirmou.
O terceiro suspeito preso é Rondinelli Effgen Faria.
"No curso das diligências abordamos um veículo, que acusou como placa roubada e o indivíduo que conduzia esse veículo foi levado para a delegacia para ser autuado em flagrante pelo crime de receptação", explicou o delegado Alexandre Herdyr
O titular da DH, Rivaldo Barbosa, disse que outras prisões acontecerão.

“Outras prisões vão vir. É uma forma preventiva de combater homicídios. Fazem parte de um projeto de prevenção de homicídio. Santa Cruz sempre foi uma das regiões com maior incidência de homicídios. Então, os trabalhos sempre foram focados bastante nessas regiões", afirmou o titular.
Família foi expulsa e foge há mais de 1 ano de milícia
Um homem que foi beneficiado pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, e denunciou ameaças e assassinatos comandados por milicianos em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, foge há um ano e três meses pelo país. Expulso da própria casa, ele denunciou milicianos para a polícia. Desde então é perseguido e ameaçado de morte. A história foi mostrada na reportagem especial do RJTV do dia 7 de abril, no Arquivo RJ.
O "Fantástico" denunciou a perseguição sofrida por essa família. Quando foi expulso de casa, o morador procurou a polícia e entregou os milicianos. Baseada nas informações passadas por ele, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado desencadeou a operação tentáculos, que levou para a cadeia 21 homens da maior milícia do Rio de Janeiro.
Armas, granadas e cadernos apreendidos com suspeitos de integrar milícia (Foto: Cristiane Caoli/G1)Armas, granadas e cadernos apreendidos com suspeitos de integrar milícia (Foto: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário