terça-feira, 5 de maio de 2015

Seu filho tem dificuldade de aprendizagem?


Conheça as possíveis causas dos problemas que podem atrapalhar o rendimento escolar das crianças
segunda-feira, 04 de maio de 2015    –   Foto: Campos 24 Horas
Andressa Amaral 1904Artigo
Andressa Amaral
Neuropsicopedagoga
Hoje tem se tornado cada vez mais comum, presenciarmos muitos pais aflitos em relação à aprendizagem de seus filhos.  Os mesmos alegam que trocam os filhos de escola, colocam na orientadora, e ainda assim, a criança continua com dificuldades, não conseguem obter bom rendimento na escola, o que por vezes acaba gerando na própria criança a sensação de incapacidade.
Este problema tem aumentado a cada dia, tanto nas famílias, quanto na comunidade escolar, e torna-se evidente quando os pais são chamados na escola ou ficam surpreendidos com resultados, logo no início do ano, que não são os esperados.  Essa questão geralmente é motivo de grande preocupação.
Essas dificuldades são encontradas em aproximadamente 15% da população escolar. São crianças que não conseguem aprender da mesma forma que outras, apesar de possuírem, uma inteligência normal. Elas têm um perfil cognitivo diferente, um estilo diferente de aprender, mas, nem por isso , são menos criativas e capazes que as demais.
A grande questão é identificar se estes problemas vivenciados pela criança se dão devido a fatores neurobiológicos, ou seja, que nasce com a criança, como: dificuldade de concentração, alguma disfunção específica do cérebro que impeça as construções lógicas e de linguagem, hiperatividade patológica, o que reflete nas dificuldades de aprendizagem, mas que de fato, não transtornos de aprendizagem que a criança já nasce com eles, como temos o exemplo clássico do TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
criança 0405Já nas dificuldades de aprendizagem propriamente ditas, geralmente o que ocorre, são situações pontuais, momentâneas, que acabam por atingir de tal forma o sistema cognitivo da criança, que altera por completo seu comportamento e consequentemente seu rendimento escolar.  Essas dificuldades podem estar ligadas a diferentes razões dentre as quais mencionaremos algumas a seguir:
·         Transição de fases escolares: É muito comum observarmos mudanças bruscas no rendimento escolar de crianças que passam do Ensino Fundamental I ao II, assim como nesta transição para o ensino médio.  Geralmente este problema ocorre pelo fato de ocorrer uma considerável modificação na metodologia de ensino, o que desencadeia uma ruptura de métodos já assimilados pela criança.  Neste sentido, esta fase de adaptação pode gerar grandes dificuldades a esta criança até que a nova situação se acomode.
·         Escolas com quantitativo grande de alunos por turmas: outra questão que muito atinge aos alunos no processo ensino-aprendizagem é o quantitativo de alunos em classe que por vezes dificulta que os professores consigam desenvolver um trabalho pedagógico voltado às diferenças, ou seja, a alunos que não conseguem acompanhar o mesmo ritmo dos colegas, o que não significa que este seja menos inteligente que o outro, mas que necessita de um olhar direcionado ao seu desenvolvimento acadêmico.
·         Falta de acompanhamento dos pais: por vezes em função da dinâmica da vida social, os pais não conseguem tempo para acompanharem o rendimento escolar de seus filhos e suas reais dificuldades, o que acaba se tornando um problema pois quando o problema se torno notório, geralmente no momento dos resultados, por vezes, fica difícil recuperar o tempo perdido.
·         Dinâmica escolar e metodologia que desfavorecem determinadas crianças: geralmente ainda existe um grande número de escolas que estão voltadas a uma pedagogia conteudista, de resultados meramente quantitativos, e ainda não estão preocupadas em observar o que faz de fato com que o aluno aprenda.  Nestes casos, geralmente alunos que já são um pouco desatentos, que não possuem grandes habilidades para o desenvolvimento escolar, encontram grandes dificuldades com estes sistemas de ensino, vez que, estes alunos precisam, para assimilar, de aulas dinâmicas, que ofereçam estímulos e gerem interesses ao aprendizado deste aluno.
·         Problemas emocionais: existe uma grande parcela de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem após terem vivenciado algum trauma específico, seja ele de ordem familiar como: separação, perda familiar, dificuldades financeiras, conflitos familiares, que em grande escala, geram bloqueios significativos nos processos cognitivos da crianças e que refletem em sua aprendizagem, ou ainda circunstâncias externas tais como: bullyng na escola, problema com algum professor específico, falta de adaptação à escola, dentre outros, que por vezes podem refletir em consequências sérias por toda vida daquele aluno.
Em função do que tratamos acima, é muito importante estarmos atentos à vida escolar de nossos filhos, pois o grande problema é que estas dificuldades de aprendizagem, quando não detectadas  precocemente e combatidas, podem acarretar problemas futuros de graves consequências.
Existem um grande quantitativo de crianças que chegam à adolescência ou à idade adulta com quadros clínicos de depressão, ansiedade generalidade, síndrome do pânico, auto-estima comprometida, e que quando o quadro começa a ser investigado, os profissionais percebem que tais desordens foram desencadeadas por um trauma na vida escolar durante a infância, que gerou um bloqueio e desordem no sistema nervoso central daquele indivíduo.
Este problema geralmente se dá, por estigmas que estas crianças que geralmente tem dificuldade de aprender por alguma razão, sofrem na escola, por parte dos colegas, que na maioria das vezes as chamam de “burras”, às vezes até mesmo por parte dos profissionais ainda despreparados que usam de termos que acabam potencializando queda na auto-estima da criança, como por exemplo: “ isso é muito simples… não acredito que você não fez”, além dos próprios familiares, que por vezes não conseguem perceber que o baixo rendimento não se dá simplesmente por desinteresse, mas por algum fator que está impedindo que esta criança aprenda.
Por isso, é muito importante que os pais, a comunidade escolar e todos os atores envolvidos no processo-ensino aprendizagem estejam atentos no processo de construção do conhecimento destas crianças, para que consigam, vez que detectado o problema, em conjunto com profissionais especialistas no assunto, detectar o problema e descobrirem qual o melhor caminho a ser seguido para que aquela criança obtenha sucesso escolar.
Neste sentido, é indispensável o olhar pedagógico da escola, observando as reais dificuldades da criança, o auxílio da família na implementação de sistemas rotineiros que facilitem o aprendizado desta criança e a participação, dependendo da situação, de uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto da escola e família para que se desenvolva um método específico de modo que aquela criança se desenvolva e consiga após um tempo, caminhar sozinha e obter resultados favoráveis em sua vida escolar e no futuro em seu meio profissional.

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