quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pescadores do ES são encontrados vivos em alto mar no RJ


Valdecir Batista e Gilmar Guimarães desapareceram no domingo (3).
Dupla foi achada em Campos dos Goytacazes, a 50 km da costa.

Renan ChagasDo G1 ES
Gilmar e Valdeci estavam desaparecidos (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Gilmar e Valdecir estavam desaparecidos
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Os dois pescadores que estavamdesaparecidos desde a madrugada de domingo (3) foram localizados no mar do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (5), segundo a Capitania dos Portos.
Valdecir Batista e Gilmar Guimarães Almeida saíram da praia da Glória,em Vila Velha, na Grande Vitória, em sentido a Guarapari. Um dos homens teria entrado em contato com a família informando que o motor da embarcação estava com problemas.
A esposa de Gilmar Guimarães falou com o G1por telefone e disse que os dois foram encontrados em Campos dos Goytacazes. "O meu sobrinho estava em contato com a Capitania de lá (Rio). Agora, a tarde, a Capitania ligou pra gente informando a novidade", contou Maria Valéria Barbosa de Almeida.
Maria contou que os dois ainda estavam em alto mar até esta tarde. "Eles não chegaram em terra firme ainda. Parece que eles vão ser trazidos de helicóptero", explicou.
O sobrinho da Maria, Bruno Guimarães de Almeida, disse que os dois pescadores estão bem. "A Capitania falou que foi um rebocador que identificou o barco. Segundo a Capitania dos Portos, assim que localizou o barco, o rebocador fez contato com a Marinha do Brasil.
A família contou que a apreensão deu lugar ao sentimento de alívio. "Agora é esperar chegarem e ver o que aconteceu. Mas saber se eles estão bem é um alivio muito grande", comemorou Maria Valéria.
A Marinha informou que os pescadores serão resgatados pelo Navio-Patrulha “Macaé”, que irá rebocar a embarcação para o porto a ser definido pelo comandante de área de ação.
A Capitania dos Portos também informou que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido. O prazo para conclusão é, inicialmente, de 90 dias.
Contato
Antes de desaparecerem, a dona de casa Roberta Batista, esposa de Valdecir, contou que o marido ligou por volta das 6h do domingo avisando que a embarcação estava com problemas.
“Ele me ligou e disse que o motor do barco não estava dando partida e que eles estavam sendo levados para dentro do mar. Eu fiquei em desespero, liguei para a Capitania dos Portos e eles não me retornaram”, disse Roberta.
Por volta das 20h30 do mesmo dia, Valdecir ligou novamente para esposa, pedindo mais uma vez pelo socorro. Depois disso, a família dele disse que não conseguiu mais entrar em contato com o pescador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário