terça-feira, 5 de maio de 2015

Pescadores desaparecem depois de entrarem em alto mar, no ES


Motor do barco teria dado problema e eles estariam sendo arrastados. 
Família disse que último contato foi feito por telefone no domingo (03).

Ingrid CastilhoDo G1 ES
Pescador desaparecido (Foto: Bruna Andrade/ Arquivo Pessoal)Gilmar Guimarães é pescador há 15 anos
(Foto: Bruna Andrade/ Arquivo Pessoal)
Dois pescadores sumiram em alto mar na noite de domingo (3) em Vila Velha, região Metropolitana de Vitória. Valdecir Batista e Gilmar Guimarães Almeida saíram na madrugada do mesmo dia da praia da Glória, no município, em sentido a Guarapari.
A Capitania dos Portos foi acionada pela família de Valdecir, mas não iniciou as buscas até esta segunda-feira (4).
O órgão foi procurado pelo G1, mas não se pronunciou até o fechamento da matéria.
A dona de casa Roberta Batista, esposa de Valdecir, contou que o marido é pescador há três anos. Ele ligou por volta das 6h do domingo avisando que a embarcação estava com problemas.
“Ele me ligou e disse que o motor do barco não estava dando partida e que eles estavam sendo levados para dentro do mar. Eu fiquei em desespero, liguei para a Capitania dos Portos e eles não me retornaram”, disse Roberta.
Por volta das 20h30 do mesmo dia, Valdecir ligou novamente para esposa, pedindo mais uma vez pelo socorro. Depois disso, a família dele disse que não conseguiu mais entrar em contato com o pescador.
Sem respostas das Capitanias do Portos, Roberta foi até o local. Sem receber a ajuda esperada, ela alugou  um barco particular por R$ 800 para iniciar as buscas pelo marido.
“Eles só me dizem que eu tenho que esperar. Aí eu contratei um barco para ir atrás dele, mas o rapaz voltou sem ele. Disse que o mar estava muito agitado, e que não daria para ir mais para dentro do mar”, contou a dona de casa.
Eu tenho muita fé que irei encontrar meu marido vivo"
Roberta Batista, esposa
As esperanças são o que alimenta a família dos dois pescadores. “Eu tenho muita fé que irei encontrar meu marido vivo”, falou a esposa de Valdecir.
O barco em que os pescadores estavam pertence a Valdecir, que comprou há um ano. De acordo com a esposa, ele ainda está pagando pelo veículo.
As famílias dos pescadores não se conheciam e se encontraram pela primeira vez nesta segunda-feira, na Capitania dos Portos, quando foram buscar notícias dos desaparecidos.
A filha do pescador Gilmar Guimarães, Brunna Almeida, contou que o pai pesca há quinze anos. A família que vive em Cariacicae disse estar vivendo momentos de tensão com o desaparecimento.
Pescador acompanhava Valdecir na pescaria (Foto: Arquivo Pessoal/ Brunna Almeida)Pescador acompanhava Valdecir na pescaria (Foto: Arquivo Pessoal/ Brunna Almeida)
“Estamos todos reunidos na minha casa, nós estamos pensando na possibilidade de tentar alugar uma aeronave, já que a Capitania não iniciou as buscas”, falou a estudante.
De acordo com ela, Gilmar teria conseguido ligar para a casa dos vizinhos por volta também das 20h30. Ele disse à família que tinha tido um problema no barco, mas que era para a esposa ficar despreocupada.
É difícil o mar é imprevisível, e ele pode estar cada vez mais longe."
Autor
“Meu pai ligou e falou isso, mas aí deu seis horas, sete horas e nós não temos nenhuma notícia dele. Estamos conversando com outros pescadores que são amigos, e fazendo nossos próprios cálculos. Acreditamos que eles devem estar chegando ao Rio de Janeiro já”, contou Brunna.
A família ainda aguarda uma resposta da Capitania do Portos. “É difícil. O mar é imprevisível, e ele (o pai) pode estar cada vez mais longe. A gente vai ver... estamos em vários familiares reunidos aqui na minha casa. Estamos vendo o que podemos fazer”, falou Brunna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário