sexta-feira, 15 de maio de 2015

Nova apreensão do fruto da aroeira em SFI




Uma nova apreensão do frutos da aroeira foi feita em São Francisco de Itabapoana, menos de 24 horas após aPolícia Rodoviária Estadual interceptar um caminhãocom 500 quilos do produto na noite de quarta-feira, 13-05.

Com base em uma denúncia anônima, por volta das 17 horas desta quinta-feira, 14-05, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com o apoio da Polícia Militar, chegaram a um depósito em Praça João Pessoa com uma tonelada e meia do fruto da aroeira.

O proprietário do depósito, E.G.P., 50 anos, foi autuado na Lei de Crimes Ambientais por ter em depósito produto de origem vegetal sem licença dos órgãos ambientais. Ele foi levado a 147ª Delegacia Legal, onde assinou um termo circunstanciado e responderá ao processo em liberdade. A pena para este tipo de crime é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.



O produto foi apreendido, e novamente encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que ficou como fiel depositário. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, como a aroeira apreendida, também conhecida como aroeira vermelha ou aroeira pimenta, não pode ser comercializada, geralmente a destinação é retornar à natureza na forma de alimento para diversas espécies de pássaros.

Segundo Vânia Coelho, chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana somente três produtores detêm a licença do Inea para extrair e comercializar o fruto da aroeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário