quinta-feira, 14 de maio de 2015

MPF apresenta balanço da inspeção nos hospitais da região


Procurador da República em Campos fala sobre a Operação Placebo que encontrou irregularidades nos hospitais da região

Procurador foto novAprocurador 1305O procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) em Campos, Eduardo Santos de Oliveira, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira(13)  e apresentou um balanço da Operação Placebo nos hospitais da região. A finalidade foi averiguar a situação dos hospitais que recebem verba do Fundo Nacional de Saúde. Sete  hospitais foram inspecionados e, segundo o procurador, todas  de forma negativa, visto que foram encontradas inúmeras  irregularidades.
O procurador esclareceu a condução do diretor e seis funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM), Ricardo Madeira, até a 134ª DP/Centro, na última terça-feira (12), após a apreensão de medicamentos com validade vencida. Segund0 Eduardo Oliveira,  a delegada de plantão entendeu que não haveria como averiguar responsabilidade do diretor, que não foi autuado em flagrante. Já os seis funcionários do HFM conduzidos para a 134ª DP,  foram autuados em flagrante por crime  contra as relações de consumo, e liberados após o pagamento de fiança.
“Este caso de medicamentos vencidos foi bastante grave, pois a minha equipe os encontrou em setores próximos aos pacientes. E a gente não pode garantir que estes medicamentos tenham sido aplicados nos pacientes. Não dá para afirmar, mas também não dá para dizer que não houve isso”, disse o procurador.
O procurador afirmou ainda inspeções começaram a ser realizadas após denúncia de um cidadão via internet que informava o não comparecimento de médicos plantonistas em um determinado hospital. Após a realização das visitas da equipe do MPF nas unidades hospitalares, o procurador disse que aumentou o número de denúncias de pessoas de Campos e região quanto ao serviço que vem sendo prestado nos hospitais.
De acordo com o procurador, um dos focos desta operação é entender a gestão da saúde no Norte Fluminense. “Existe um mapa estratégico e as inspeções continuarão. Neste momento os relatórios das inspeções realizadas estão sob análise a fim de que seja possível decidir quais medidas serão tomadas”, disse o procurador, esclarecendo que até o momento já foram expedidas recomendações para todos os municípios no sentido de que seja implantado controle de gestão do corpo médico, através do registro biométrico de presença, além da fixação das escalas de trabalho dos profissionais em local efetivamente visível ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário