quinta-feira, 14 de maio de 2015

Maioria das multas de diretor do Detran-ES é por usar fones ao volante


Segundo especialista, infração é tão grave quanto beber e dirigir.
Fabiano Contarato tem 11 multas em seu prontuário de condutor.

Do G1 ES com informações do Gazeta Online*
Fabiano Contarato é o diretor do Detran, no Espírito Santo (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)Fabiano Contarato é o diretor do Detran, no Espírito Santo (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)
Seis das 11 multas recebidas pelo diretor do Detran, Fabiano Contarato, foram por dirigir utilizando fones nos ouvidos ligados a aparelhos eletrônicos. Ele também recebeu multa de gravidade máxima por avançar o sinal vermelho, que consta como cancelada em seu prontuário de condutor. O governador do estado, Paulo Hartung, apoia Contarato.
A doutora em psicologia do trânsito Andréa Nascimento disse que usar fones de ouvido ao volante, motivo da maioria das multas de Contarato, é tão grave quanto beber e dirigir.
Os dados do prontuário de condutor de Fabiano Contarato vazaram na última segunda-feira (11).  Ao jornal A Gazeta, ele explicou que as infrações referem-se ao período de 23 anos em que possui habilitação para conduzir veículos.  

Contarato já atuou como delegado especializado em Delitos de Trânsito na Polícia Civil, cargo que ocupou antes da direção-geral do Detran.

“Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular” é  uma infração considerada de gravidade média, e o condutor perde quatro pontos na carteira.
Usar fone ao volante é tão perigoso quanto beber e dirigir"
Andréa Nascimento, doutora em psicologia do trânsito
As multas foram aplicadas nas principais vias da Grande Vitória como a Reta da Penha e Avenida Desembargador Santos Neves, em Vitória, e Avenida Gil Veloso e Jerônimo Monteiro, em Vila Velha. Algumas têm apenas dias de intervalo entre elas.
Além das seis multas por usar fones de ouvido, o diretor do Detran também foi notificado outras cinco vezes entre os anos 2000 e 2012.
As infrações foram por estacionar em ponto de ônibus, estacionar fora das regulamentações permitidas, estacionar em horário e local proibido, e estacionar sobre a faixa de pedestre, a única infração da lista considerada grave.
No histórico do prontuário de condutor há ainda uma multa considerada gravíssima por avançar sinal vermelho, às 13h12, do dia 22 de junho de 2009, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. No entanto, essa multa consta como cancelada.
O diretor do Detran foi procurado durante toda a tarde para esclarecer o cancelamento da única multa gravíssima, mas não retornou os contatos.
 
Especialista
Para a doutora em psicologia do trânsito Andréa Nascimento, os motoristas não compreendem o quanto dirigir utilizando fones de ouvido é perigoso. Ela afirma que o fone altera a atenção do condutor, que passa a focar mais na conversa ou na música do que no trânsito. "Quando a atenção fica alterada o reflexo fica alterado, é como quando a pessoa bebe e dirige", afirma.
Se alguém pensava que ia prejudicá-lo vazando informações para tentar confundir as pessoas, produzindo factóide, errou em cheio. Nós trabalhamos juntos, em equipe"
Paulo Hartung, governador do Espírito Santo
A doutora explica que quando o motorista coloca fones de ouvido ele perde a capacidade de ouvir outros sons de alerta do trânsito como uma buzina, um grito, um som de motor, a sineta de um ciclista, pois a atenção está voltada para o que está saindo do fone.
Ela afirma que os condutores não acreditam que afete tanto a atenção e acham que usar o fone é como ouvir música no carro ou conversar com quem está do lado, mas não é bem assim, garante a psicóloga.
"O nosso cérebro não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, como falar ao telefone e dirigir. Uma delas sai mal feita e, no transito, isso pode significar matar alguém. Usar fone ao volante é comparável com beber e dirigir", completa.
Andréa Nascimento ressalta ainda que o perigo vale também para os pedestres. "Com as calçadas em más condições, os pedestres acabam andando no meio da rua. Quando um carro passa e buzina, ele não ouve pois está com fone de ouvido".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário