quinta-feira, 14 de maio de 2015

Lixões e cracolândia geram reclamações em Vila Velha, ES


Incomodo foi relatado por moradores do bairro Divino Espírito Santo.
Há pelo menos dois anos eles convivem com os problemas.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Moradores do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, na Grande Vitória, têm reclamado dos problemas causados por lixões espalhados pela localidade e do constante uso e tráfico de drogas que acontece na região.
A comunidade disse que o descarte do lixo não está recebendo a atenção adequada da prefeitura. Além disso, a sensação de segurança está cada vez menor por conta dos usuários e dos traficantes de drogas que atuam pelas ruas do bairro.
No local, em um terreno onde funciona um ecoposto da prefeitura do município, o lixo que deveria ocupar a parte interna das caçambas se acumula em montes. Do outro lado da rua, uma outra área particular também recebe resíduos de diversos tipos.
E o problema não fica restrito a essas áreas. Nas ruas, carcaças de carros velhos ficam estacionadas no acostamento, tudo em uma região comercial.
"Junta esse monte de lixo, o pessoal bota fogo, igual na semana passada. Está essa imundície, rato, cachorro. E quem sofre são os moradores, quem tem criança pequena", disse o auxiliar de obras José Luiz Lopes.
Além disso, quem vive no local também denuncia uma outra situação problemática enfrentada por eles. "Existe uma cracolândia aqui e vê-se a comercialização de droga, que é também problema nacional e de saúde pública. A gente vê a toda hora do dia", disse um homem que preferiu não ser identificado.
A situação já foi mostrada pelo ESTV em fevereiro de 2013. Há dois anos o bairro vem sofrendo com esse problema, sem nenhuma solução. "De noite é ruim de eu passar aqui. Tenho muito medo", contou outro morador.
Polícia
A Polícia Militar foi procurada e informou que realizada patrulhamento diário na região. "Todos os dias nós temos diversas apreensões de drogas e a condução de usuários", explicou o tenente Tristão. Além disso, ele disse que a abordagem ocorre seguindo alguns padrões.
"A gente sempre orienta os policiais a fazerem o patrulhamento lá com a velocidade reduzida, giroflex ligado para tentar aumentar um pouquinho a sensação de segurança moradores e reduzir a possibilidade de haver algum tipo de crime ali na região", contou.
Questionado sobre o que mudou nesses dois anos em que os moradores relatam esse problema, o tenente disse que foi o foco de atuação da PM, que passou a ser mais preventiva.
"Nós não deixamos de aplicar a lei da forma que está prevista, só  que diariamente a gente vai lá e, inclusive nessa condução até a delegacia, a gente orienta aquelas pessoas que estão sendo detidas a procurarem um tratamento, a procurar a prefeitura para uma internação", concluiu o policial.
Prefeitura
A prefeitura de Vila Velha Também foi procurada para falar sobre a situação dos lixões citados na matéria. Segundo o secretário de Serviços Urbanos da prefeitura, José Elimar Rosa, disse que uma nova lei aprovada recentemente pela câmara da cidade vai ajudar a resolver o problema.
"Nós vamos notificar os proprietários de terrenos baldios para que eles cumpram o que está escrito na lei. Isso será feita a partir de um momento em que a câmara mandar o Projeto de Lei do prefeito para ser publicado", contou.
O secretário ainda disse que o recolhimento do material descartado acontece diariamente e que, após a publicação dessa lei, os espaços da prefeitura onde estão os ecopostos vão funcionar de maneira diferente.
"Além de receber as pequenas quantidades, a gente vai fechar de novo, que aquilo ali era fechado e agora estea só cercado. Nós vamos receber dentro da lei nº 12.305 da política nacional do resíduo sólido, receber o material reciclável. Recebendo, a gente pode colocar isso na associação dos catadores para transformar esse material em renda", concluiu.
* Com colaboração de Fabíola de Paula, da TV Gazeta
Segundo moradores, lixões não recebem a atenção adequada (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Segundo moradores, lixões não recebem a atenção adequada (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário