sábado, 16 de maio de 2015

Fogo em ônibus no Estácio, Rio, foi provocado por homens encapuzados


Relato é de testemunhas ouvidas pelo RJTV.
Policiais desconfiam que tráfico pode ter ordenado ataques.

Do G1 Rio
Manifestantes atearam fogo em um ônibus no Estácio (Foto: Reprodução/ TV Globo)Manifestantes atearam fogo em um ônibus no Estácio (Foto: Reprodução/ TV Globo)
A guerra no morro São Carlos, no Estácio, na Zona Norte do Rio, deixou quatro mortos na madrugada desta sexta e deixou moradores assustados. Homens encapuzados foram vistos queimando ônibus na região do Estácio e até com galões de gasolina. Barricadas foram montadas. Agentes ouvidos pelo RJTV afirmam que o ato pode ter sido ordenado por traficantes. Desde sábado, pelo menos 12 pessoas morreram em tiroteios.
Testemunhas contaram terem visto uma pessoa obrigar os passageiros a descer do ônibus, e em seguida ateou fogo. Pelo menos dez homens, alguns usando motos, causaram o primeiro incêndio no Largo do Estácio.  Outro ônibus foi incendiado na rua Campos da Paz. Policiais contaram também que carros foram apedrejados.
Uma ajudante de cozinha se preocupava com os quatro filhos que ficavam no morro. Comerciantes também encerraram suas atividades mais cedo. “Não vamos mais trabalhar”, lamentou uma vendedora.
Moradores gritam com policiais do Bope após a descoberta de dois corpos no mato no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Dana/AP)Moradores gritam com policiais do Bope após a descoberta de dois corpos no mato no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Dana/AP)
Rio protesto ônibus queimados após mortes (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)Rio protesto ônibus queimados após mortes (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Moradores da região afirmam que o protesto começou depois que dois mototaxistas da comunidade foram encontrados mortos. Ainda de acordo com moradores, as vítimas são Rodrigo Marques Lourenço, de 29 anos, e Ramom de Moura Oliveira, 22. De acordo com a família de Rodrigo, eles não têm envolvimento com o tráfico.
Até as 11h30 não havia informações sobre feridos durante o protesto. Testemunhas relataram que policiais arremessaram bombas de efeito moral contra os manifestantes, que estavam armados com pedaços de paus e pedras.
Agentes da Divisão de Homicídios chegaram no local por volta das 10h30 para periciar o local onde os jovens foram achados. Segundo moradores, eles foram mortos a facadas.
Moradores do complexo de favelas de São Carlos reagem ao verem os corpos de dois homens achados no mato, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Moradores do complexo de favelas de São Carlos reagem ao verem os corpos de dois homens achados no mato, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Na região próxima ao protesto, houve um confronto entre policiais do Bope e criminosos nesta quinta-feira (14). À noite, o número de vítimas no local havia subido para 10, com a morte de um adolescente de 15 anos e de Ysmailon da Luz Alves Santos, de 21 anos. Com a morte dos dois mototaxistas, o número de vítimas passa agora para 12.
Titular da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, confirmou em entrevista à Globonews que investiga as circunstâncias nas quais os dois corpos foram encontrados no Morro do São Carlos nesta manhã. Ainda não se sabe quem matou os mototaxistas. "Independentemente se [os autores] foram policiais militares ou [fruto de] uma guerra de traficantes, vamos dar uma resposta", afirmou.
Rivaldo também fez um apelo para que moradores evitem vandalismo em protestos, por causa dos transtornos que eles causam à região, como queima de cabos na rede elétrica. "A gente pede que eles usem essa revolta para nos dar informações", acrescentou.
Segundo o major Ivan Blaz, assessor de ocupação da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, os confrontos ocorridos nas comunidades do conjunto de favelas têm ocorrido por causa da disputa de traficantes de facções rivais pelo controle do tráfico na região.
A mão de um dos corpos encontrados no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro, é vista à direita após os cadáveres serem cobertos (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)A mão de um dos corpos encontrados no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro, é vista à direita após os cadáveres serem cobertos (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
"O que estamos vivenciado hoje aqui é um evento que já vimos em outra localidades pacificadas, que é a ação de quadrilhas rivais atuando pela disputa de território. Aqui, nesse momento, a ação da PM é preventiva, visando salvaguardar os moradores e prender esses criminosos", destacou Blaz, ressaltando que a Polícia Militar está fornecendo todas as informações para a Divisão de homicídios apurar as duas últimas mortes na região.
Segundo moradores, os dois rapazes mortos na última noite não tinham envolvimento com o tráfico e teriam sido mortos por agentes do Bope.
Pezão acusa tráfico
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que os ônibus queimados foram ações comandadas pelo tráfico de drogas. O pronunciamento foi feito durante um evento na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
“É uma reação do tráfico. Nós acompanhamos Japeri e Queimados, nós ocupamos e estamos com operação em toda aquela região do Chapadão e vamos continuar a combater a criminalidade. Os bandidos já se deslocaram e alguns já foram pegos”, afirmou.

Um comentário:

  1. O governador disse tudo, isso é uma resposta da bandidagem a política de segurança adotada pelo governo. Trabalhador não queima o ônibus que leva ele para o trabalho todos os dias.

    ResponderExcluir