sexta-feira, 1 de maio de 2015

Criança salva colega que engasgou com tampa de caneta no ES


Menina de 10 anos usou técnica que aprendeu no projeto Guarda Mirim. 
Salvamento foi realizado no banheiro de escola em Cachoeiro de Itapemirim.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
 Uma estudante de 10 anos salvou a colega que estava engasgada com a tampa de uma caneta em escola de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
A menina utilizou uma técnica de salvamento de vítima de asfixia que aprendeu em curso de do projeto Guarda Mirim, realizado pela Guarda Civil do município.
Por causa da ação, ela recebeu um certificado de honra e mérito em solenidade, nesta quinta-feira (29), na escola onde estuda, com participação de sua mãe e da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro.
“Eu fiquei nervosa  e não consegui respirar”, relembrou a estudante que se engasgou com a caneta. A colega que a socorreu, Miqueline de Jesus,  faz parte da guarda mirim há um ano, e esse foi seu primeiro salvamento, graças ao aprendizado das noções básicas de primeiro socorros.
“Eu cheguei a falar com a professora para ir ao banheiro socorrer a minha colega, porque eu já tinha aprendido a metade dos procedimentos da guarda mirim, e a professora deixou. No banheiro, eu fiz o procedimento e consegui”, contou a menina
Mãe e membros da Guarda Civil participaram de solenidade em homenagem à menina  (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim )Menina recebeu homenagem neste quinta-feira (29)
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim )
A história aconteceu na escola Padre Gino Zatelli, do bairro Gilson Carone, em Cachoeiro, onde estudam 300 alunos. Segundo a coordenadora escolar Beigler Machado, os cuidados na escola foram redobrados.
“Nós orientamos os professores para conversarem em sala, e até as crianças mesmo estão ficando mais atentas”, disse a coordenadora da escola. 
A coordenadora da Guarda Municipal do município, Edinete Mendes, ficou orgulhosa da menina. “Depois que a estudante que se engasgou conseguiu expelir a tampinha, ela ficou tão grata, que nos procurou para saber se podia entrar para a Guarda Mirim”, contou.
Toda a escola ficou orgulhosa e admirada com a atitude, com a tranquilidade e com a segurança de Miqueline”, disse a coordenadora da Guarda.
Outro caso
 A estudante Karen Cristina de Oliveira, de 14 anos, resgatou de um afogamento uma criança de cinco anos, em dezembro de 2014, usando lições de primeiros socorros aprendidas no projeto Guarda Mirim. A aluna também foi homenageada com um certificado de honra ao mérito.
Guarda mirim
Cerca de 300 estudantes fazem parte do grupo da Guarda Mirim, projeto realizado pela Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemerim em três escolas do município.
* Com colaboração de Paula Bonato, da TV Gazeta Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário