terça-feira, 12 de maio de 2015

Beltrame: 'Polícia não pode ser babá de menor e morador de rua'


Secretário disse que população deve cobrar outros órgãos competentes.
Declaração acontece dias depois de ataques com facas.

Matheus RodriguesDo G1 Rio
Secretário de Segurança deu declarações em solenidade no Centro (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Secretário de Segurança deu declarações em solenidade no Centro (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou nesta terça-feira (12) que a polícia não pode atuar como babá de menores de idade e moradores de rua para combater a criminalidade. De acordo com ele, a população deve cobrar de outros órgãos competentes no assunto.
"As pessoas devem pedir a presença da polícia, mas não podem cobrar exclusivamente e unicamente da polícia. Tem uma série de outras instituições que estão por trás e estão envolvidos atualmente com as causas da criminalidade. Como eu já disse uma vez, a polícia vai virar baba de menores de idade e moradores de rua. Fazendo um verdadeiro tour pela cidade, saindo dos seus pontos de policiamento e levando para instituições A ou B. Então a sociedade tem que entender que morar na rua não é problema, fica com faca não é problema. A polícia não pode ficar 24 por horas olhando a pessoa para ver o que ela vai fazer com uma faca", afirmou.
A declaração foi dada durante uma premiação que o Governo do Rio realizou nesta terça-feira para mais de 6 mil policiais militares e civis. Cerca de RS 60 milhões em bonificações foram distribuídas para os policiais por terem cumprido metas de redução da criminalidade. A cerimônia foi realizada no Teatro João Caetano, no Centro do Rio. A premiação faz parte do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança.
Cerimônia de premiação aconteceu no Centro do Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Cerimônia de premiação aconteceu no Centro do Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Ataques na Zona Sul
As declarações de Beltrame acontecem dias depois que ataques com facadas durante assaltos assustaram moradores da Zona Sul do Rio. Um grupo de 12 pessoas foi encaminhado para a 10ªDP (Botafogo) na tarde de sexta-feira (8). Entre o material apreendido com o grupo, que estava no Aterro do Flamengo e foi detido durante operação da Guarda Municipal, Polícia Civil e Secretaria de Ordem Pública (Seop), foram encontradas facas — os detidos negaram a posse delas.
Só na manhã do mesmo dia, a 10ª DP (Botafogo), registrou três assaltos com ameaças com facas, um deles na região do Aterro. No caso mais grave, a assistente administrativa Ana Paula Gomes foi ferida com duas facadas em Laranjeiras.
O grupo detido estava nas proximidades do Museu de Arte Moderna. Segundo a polícia, foram achadas com eles, ao todo, cinco facas, além de uma quantidade não especificada de dinheiro e trouxinhas de maconha. Entre os detidos havia uma mulher grávida e uma adolescente.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário