sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tomógrafo móvel computadorizado (TCM) chega a São Francisco nesta quarta-feira (15






Mais ações em prol da melhoria dos atendimentos na área da saúde em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.  Nesta próxima quarta-feira (15),  o município receberá o tomógrafo móvel computadorizado (TCM), que faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a prefeitura.
 O aparelho ficará instalado, das 8h às 17h, na RJ 224, após o Pórtico de entrada da cidade, em frente ao Centro de Fisioterapia. O objetivo é tomar acessível o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento.
O prefeito Pedrinho Cherene explicou que a vinda do tomógrafo para São Francisco é decorrente de uma solicitação que ele fez ao governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado e Saúde, Felipe Peixoto. “Estamos sempre buscando parcerias de sucesso junto ao governo do Estado para aperfeiçoar, dia a dia, o nosso sistema municipal de saúde e, logo, em consequência, mais qualidade de vida para toda a população”, ressaltou.
O serviço do Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda.
Os agendamentos dos serviços de tomografia estão sendo realizados na secretaria municipal de Saúde, que recebe o pedido médico do paciente e, logo, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES, a qual  informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um  período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
O  atendimento móvel por imagem conta uma ressonância magnética e, juntos, eles acabam de realizar 85 mil exames. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.
Rapidez e conforto - Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.



Seguem anexas fotos da última vez que o tomógrafo esteve  na região.



-- 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário