segunda-feira, 6 de abril de 2015

Suspeito de matar mulher em tiroteio na Tijuca, Zona Norte do Rio, é preso


Lúcio Mauro Vieira de Araújo Júnior foi preso em Manguinhos.
Ele já tinha sido detido em setembro do ano passado.

Cristiane CardosoDo G1 Rio
Lúcio Mauro Vieira de Araújo Junior é suspeito do assassinato na Tijuca (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Lúcio Mauro Vieira de Araújo Junior é suspeito do assassinato na Tijuca (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Agentes da 19ª DP (Tijuca) prenderam, neste sábado (4), Lúcio Mauro Vieira de Araujo Junior. Segundo a Polícia Civil, ele é acusado pela morte de Silvia Maria Arnaut da Costa, de 49 anos, durante um tiroteio em uma tentativa de assalto nesta quinta-feira (3), na Tijuca, Zona Norte do Rio.
Segundo a delegada da 19ª DP, Daniela Rebelo, Lucio Mauro não reagiu à prisão, que contou com a colaboração de parentes.Veja imagens do suspeito chegando à delegacia acompanhado da mãe, que se despede com um beijo.
"A mãe dele colaborou com a prisão, com a rendição dele. Ela acompanhou ele até aqui, nós fomos até a casa dele e identificamos a mãe, a irmã, a companheira dele", afirmou a delegada.
O suspeito foi capturado em Manguinhos. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão por latrocínio. Lúcio havia sido preso em setembro do ano passado por roubo qualificado na região da Tijuca, e foi posto em liberdade em fevereiro deste ano.
Imagens ajudaram
A Polícia Civil identificou Lúcio Mauro cinco horas após o crime, e a prisão foi feita 48 horas após o assassinato. "A partir das imagens das câmeras do local, nós conseguimos identificar a placa da moto e a partir da placa, nós chamamos todos os anteriores proprietários e conseguimos identificá-lo".
A operação, que terminou com a prisão do suspeito, também contou com o apoio de policiais militares. "Ele foi preso no [conjunto de favelas em Manguinhos, na Zona Norte] Mandela. A operação começou na Mangueira. Contamos com a ajuda, com a colaboração da UPP da Mangueira, e depois conseguimos prendê-lo na Mandela", acrescentou a delegada.
Lúcio Mauro deve responder por latrocínio — roubo seguido de morte. A polícia ainda analisa imagens de câmeras de vigilância da região e fará confronto balístico para saber exatamente de onde partiu o disparo.
Segundo suspeito
Sobre a possível presença de um segundo suspeito envolvido na ação, a delegada afirmou que "as imagens mostram que a princípio não existia uma segunda pessoa com" o preso.
Ainda de acordo com Daniela, Lúcio admitiu em depoimento que "ele estava indo roubar. Que ele abordou uma pessoa e que foi surpreendido por um policial".
Advogada foi morta
O corpo de Silvia foi enterrado na tarde desta sexta-feira (3), no Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio. A advogada foi baleada na tarde de quinta-feira (2) durante uma tentativa de assalto na Tijuca, também na Zona Norte.
A vítima chegou a ser levada para o Hospital do Andaraí, mas morreu no local. Segundo testemunhas, os suspeitos conseguiram fugir e um deles teria sido atingido por um tiro.
Após ser baleada, Silvia recebeu atendimento de uma socorrista do Corpo de Bombeiros. As imagens exibidas pelo RJTV mostram Patricia Resende realizando uma massagem cardíaca na vítima.
"Eu faço medicina do trabalho e estava prestando serviço em uma loja da galeria. Ela sangrava muito e eu percebi que ela não estava mais consciente", contou Patrícia, presente ao sepultamento.
Fernando Beneto, cunhado de Silvia, disse estar muito abalado com a situação e pediu providências para o governo.
"Não é só pelo caso da minha cunhada. É por um caso que aconteceu ontem, anteontem e que acontece todos os dias. O Rio está falido. A única coisa que eu peço é que o governo se coloque no nosso lugar e venha pra rua ver o que está acontecendo", disse Fernando.
Assalto a pedestre
De acordo com o delegado da 19ª DP,  o assalto teria sido a pedestres, fora da galeria, quando um segurança reagiu, dando início à troca de tiros. Os vidros de uma joalheria, que fica dentro da galeria, foram atingidos. Silvia estaria passando pelo local e foi baleada.
Uma motocicleta usada pelos criminosos foi deixada perto do Tijuca Off Shopping, onde fica a loja. Segundo policiais militares, eles fugiram por dentro de um supermercado que fica ao lado e, depois, rendido um motorista de um carro na Rua Santo Afonso, para seguir a fuga.
Em nota, a Monte Carlo informou que os criminosos não chegaram a entrar na loja e apenas a vitrine foi atingida. "Não houve roubo de joias e a vítima baleada não é funcionária da marca", esclarece o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário