quinta-feira, 2 de abril de 2015

Caminhão atropela onça parda na Rodovia do Petróleo, em Macaé


  Divulgação
Corpo será empalhado, compondo o acervo científico de animais silvestres regionais e o Espaço Ciência
A Guarda Ambiental, em parceria com a secretaria de Ambiente, retirou na manhã desta quarta-feira (01/04), uma onça parda morta, localizada nas margens da RJ 168, a Rodovia do Petróleo, entre a Fazenda Pau Ferro e a empresa offshore Tiger Rental, em Macaé.
De acordo com a equipe da  Guarda Ambiental, a onça foi atropelada por um caminhão, durante a madrugada, e um munícipe que passava pelo local fez o contato com a base da guarda, por volta das 9h, denunciando o caso.  
A onça sussuarana era do gênero masculino e estava na fase adulta. O corpo da onça foi encaminhado ao Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da UFRJ, localizado no bairro São José do Barreto, e servirá para pesquisas ecológicas.
O corpo será empalhado, compondo o acervo científico de animais silvestres regionais e o Espaço Ciência. Um pequeno museu de animais empalhados é aberto ao público para visitação de escolas e cidadãos comuns.   
Segundo o zoólogo e professor do Nupem, Pablo Rodrigues Gonçalves, o nome científico do animal é onça concolor, e ela consegue ocupar uma área de até 70 quilômetros. "Essa espécie está ameaçada de extinção, e sua morte é um prejuízo irreparável para toda a natureza, pois desestabiliza toda a cadeia alimentar da região, por ser um predador de topo", esclareceu.
Exemplificando o caso do proliferação dos gambás, uma das presas dessa espécie. "Quando não se tem o predador maior, os animais de meio porte se reproduzem de forma desequilibrada. Devido a isso, é necessária uma conscientização e educação ambiental de toda a população, é preciso que todos aprendam a conviver com animais silvestres. Não maltratar, e procurar ajuda dos órgãos competentes", acrescentou. 
A recomendação do coordenador da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, é que os motoristas fiquem atentos às travessias de animais silvestres nas pistas, principalmente em áreas cercadas por mata fechada.
"Pedimos que os motoristas dirijam conscientemente, mantendo a velocidade padrão recomendada, pois acreditamos que o veículo que atropelou a onça estava em alta velocidade, pelo estado crítico que ela ficou", ressaltou.
Ainda de acordo com a Guarda Ambiental, o caso da onça atropelada é atípico, é o primeiro caso de atropelamento desse animal na região, outros de médio porte são atropelados com mais frequência, como gato do mato, o macaco bugio, capivara, tamanduá, tatu e gambá.
Fonte Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário