sexta-feira, 3 de abril de 2015

Bope monta barricadas para proteger bases das UPPs no Alemão


Imagens mostram caminhão colocando toneis de concreto na via.
Há cerca de 90 dias seguidos os moradores convivem com tiroteios.

Do G1 Rio
A Polícia Militar começou a montar barricadas no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (3). Imagens do Globocop, registradas por volta das 12h30, mostravam policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) colocando toneis com concreto e areia para proteger os contêineres da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que ficam na comunidade.
Desde quarta-feira (1°), quatro pessoas morreram e outras três ficaram feridas em tiroteios no Conjunto de Favelas do Alemão. Na tarde de quinta (2), o menino Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, levou um tiro na cabeça quando estava na porta de casa e morreu na hora.
Na quarta-feira, Elizabeth Alves, de 41 anos, foi morta dentro de casa por uma bala perdida. A filha dela, Maynara Moura, também estava em casa e levou um tiro na mãe, mas está fora de perigo. Há cerca de 90 dias seguidos os moradores do Alemão convivem com intensos tiroteios.
Pela manhã, uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Rua Canitá, foi atacada. Janelas da unidade, que funciona dentro de um contêiner, foram quebradas. Segundo o CPP, pessoas não identificadas também colocaram fogo em uma caçamba de lixo que fica ao lado da unidade. O fogo em um colchão chegou a atingir uma parte da base.
Policiais afastados
A polícia afastou todos os PMs que participaram da operação na tarde desta quinta-feira (2) no Alemão. As armas deles também foram retiradas, mas o número de policiais afastados não foi divulgado.
As armas desses policiais vão passar por um confronto balístico para tentar entender de qual arma saiu o tiro que teria acertado o menino Eduardo de Jesus Ferreira. Ainda não há confirmação de que esse tiro tenha saído de uma arma de um policial e essa será a importância do resultado do confronto balístico. Os PMs que foram afastados também estão respondendo ao inquérito da polícia militar.
Bandeira vermelha
O Alemão foi classificado como uma área de bandeira vermelha, onde há resistência do tráfico e risco para a ação da polícia. Por isso, o Comando de Operações Especiais (COE) foi acionado.
A nova classificação das UPPs foi publicada no Diário Oficial há duas semanas. As áreas de bandeira amarela são aquelas que ainda apresentam riscos, mas têm uma tendência de estabilização, e as de bandeira verde, onde o processo de pacificação é considerado estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário