terça-feira, 3 de março de 2015

Em apenas uma hora, choveu 28% do esperado para todo o mês em Campos


Chuva e temperatura mais amena devem continuar até a próxima quinta-feira
 Mauro de Souza/ Carlos Grevi / Vagner Basilio

Chuva e temperatura mais amena devem continuar até a próxima quinta-feira

Desde esta segunda-feira (02/03) o clima em Campos começou a mudar e não demorou para a chuva chegar ao município. O fenômeno que é alegria para a alguns setores atingidos pela forte estiagem e de alívio para maioria da população que sofre com às altas temperaturas,também deixou alguns transtornos com registro de ruas alagadas em várias partes da cidade.
Em apenas uma hora, aproximadamente 28% da quantidade de chuva que deveria cair durante todo este mês. Choveu 33,9 milímetros, enquanto a previsão para os 30 dias do mês era de 120 milímetros.
Segundo o subsecretário da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, esta chuva é muito bem vinda, mas não significa que o problema causado pela seca durante todo o verão seja resolvido de prontidão.
“Estava previsto uma chuva de 11 milímetros, mas acredito que já tenha chovido até mais que isso. Esta chuva aliviará principalmente, os agricultores que terão o solo mais umedecido e diminuirá a queimação de turfas, que há mais de um mês vem causando prejuízos”, disse Edison ressaltando que a equipe da Defesa Civil está de plantão para algum caso de urgência na cidade. 
A queima de turfas, material orgânico cuja substância é formada pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços, e que, durante a seca o fogo que está debaixo da terra incendeia lentamente e que vem ocorrendo desde o início do mês de fevereiro nas localidades de Pernambuca, Ibitioca, Dores de Macabu e no Assentamento Pau Funcho, na Baixada Campista, que registram os piores casos.
Além de danos ao meio ambiente, a fumaça gerada pela queima das turfas gera desconforto e intoxicação, principalmente em crianças e idosos.
Para o técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto, de acordo com a previsão do tempo a chuva deve durar pelo menos até a próxima quinta-feira (05/03).
“A junção da zona da convergência com o Atlântico Sul provocou um clima mais úmido e a chegada da frente fria. O mais provável para os próximos dias, são pancadas de chuva, ainda não sabemos se fortes ou não, mas as temperaturas não devem passar dos 30°C”, explicou Carlos Augusto ressaltando que por ser um mês típico de chuva, março estava sendo considerado como as últimas esperanças, principalmente para a seca na região.
RUAS ALAGADASPedestres e motoristas tiveram que exercitar a paciência já que em alguns pontos da cidade foram registrados pontos de alagamento. A Rua Edmundo Chagas, no Centro, não foi possível o tráfego de veículos já que a água tomou a rua de um lado ao outro. Também ocorreu alagamento na Rua Ipiranga e Avenida 28 de Março, que ficam próximas. 
Na Avenida Pelinca com Rua Conselheiro José Fernandes , e na descida da Ponte Leonel Brizola (Rua José Alves de Azevedo), que registram tráfego intenso durante todo o dia, não foi diferente. Carros e motos trafegaram com as rodas cobertas pelas águas da chuva. 
Até o final da tarde a Secretaria Municipal de Defesa Civil registrou 20 chamados em função do temporal.  
PREVISÃO DO TEMPO
Quarta-feira (04/03)
Máximo: 30°C
Mínimo: 20°C
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Quinta-feira (05/03)
Máximo: 31°C
Mínimo: 20°C
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Sexta-feira (06/03)
Máximo: 30ºC
Mínimo: 21ºC
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário