terça-feira, 3 de março de 2015

Atafona? Não, Manguinhos! EM SFI


manguinhos 1manguinhos 2manguinhos 3manguinhos 4A erosão costeira que vem redesenhando a paisagem de São João da Barra, agora também muda a paisagem de uma praia de São Francisco de Itabapoana. A exemplo do que ocorre em Atafona e no Açu, o avanço do mar em Manguinhos, no litoral de SFI, já destruiu muitas construções. Fotos tiradas pelo Campos 24 Horas no último fim de semana mostram como o mar também avança e já derruba muros e parte de algumas casas, deixando um rastro de destruição e assustando os moradores da pacata praia.
Os moradores de Manguinhos e a Prefeitura não sabem informar quantos metros o mar avançou nos últimos anos. Como acontece no litoral sanjoanense, em São Francisco de Itabapoana a prefeitura ainda não realizou ações para conter o avanço do mar.
Fenômeno erosivo
O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo. Especialistas preveem alterações ainda mais significativas nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário