quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vídeo mostra jovem sendo esfaqueado em terminal, no ES



Crime aconteceu no dia 4 de fevereiro, no terminal de Vila Velha.
De acordo com o delegado, agressor possivelmente tem problemas mentais.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
A Polícia Civil do Espírito Santo divulgou imagens do momento em que dois rapazes são esfaqueados no terminal rodoviária de Vila Velha, na Grande Vitória. Em coletiva realizada nesta quinta-feira (12), o delegado Ricardo de Almeida, responsável pelo caso, explicou que o inquérito já foi encerrado e aponta que o agressor, José Carlos Rodrigues, possivelmente tem problemas mentais. Ele continua internado no Hospital São Lucas, pois foi agredido pela população, e foi indiciado por duplo homicídio qualificado.
O crime aconteceu por volta das 10h do dia 4 de fevereiro, segundo a Polícia Militar. O universitário Saulo Ferreira Tavares, de 24 anos, e o vendedor Jhony Lima Fernandes foram mortos a facadas.A agressão aconteceu no ônibus e continuou no terminal. Segundo familiares, as duas vítimas não se conheciam, mas estavam dentro do mesmo coletivo. Após o caso, o agressor teria tentado fugir, mas foi detido e agredido por pessoas que estavam no local.
Universitário Saulo Ferreira e o vendedor Jhony Lima foram mortos a facadas (Foto: Reprodução/ Facebook)Saulo Ferreira e o vendedor Jhony Lima foram
mortos a facadas (Foto: Reprodução/ Facebook)
Nas imagens cedidas pela polícia, é possível ver o momento em que o coletivo que faz linha 508 (Terminal de Laranjeiras x Itaparica) estaciona. Os passageiros que aguardavam embarcar começam a ficar desesperados e alguns chegam a correr. Em seguida, a porta traseira é aberta e os passageiros que estavam no interior do veículo saem em meio a quedas e confusão. Na sequência, a primeira vítima desce já sangrando, com uma das facas cravada no corpo. O objeto é retirado pelo agressor, que corre atrás do segundo rapaz. A vítima ainda fica vários minutos agonizando, com uma multidão em volta.
De acordo com o delegado Almeida, responsável pelo caso, as investigações apontaram para um possível transtorno mental do suspeito, identificado como comerciante. "Provavelmente é uma pessoa acometida de problema psiquiátrico, talvez uma esquizofrenia. Porém, para constatar isso com certeza, precisa de uma avaliação psiquiátrica", disse.
Ainda segundo a apuração da polícia, o suspeito teria começado a ter uma mania de perseguição após ter sido vítima de um assalto. "Ouvimos a declaração de parentes dele, de que ele tem um histórico de mania de perseguição, que estava sendo ameaçado, que estava sendo perseguido, alguém queria matá-lo, só que ele não sabia dizer que é. E também outras duas ocorrências que já foram registradas confirmam essa tese", declarou.
Uma dessas ocorrências, do dia 18 de dezembro de 2014, informa que o homem teria pegado um táxi em Colatina, no Noroeste do estado, em direção a Vitória e começou a fazer algumas perguntas para o taxista. O condutor achou estranho, entrou em contato com a polícia e uma abordagem ao veículo foi realizada. Segundo a ocorrência, ele estaria desorientado, dizendo que estava sendo ameaçado e que não sabia dizer o endereço ou onde estavam os familiares.
Caso fiquem constatados os problemas do agressor, ele pode cumprir a pena em um hospital psiquiátrico. "Se ficar constatado que no momento do crime ele era incapaz de compreender o que ele estava fazendo, ele pode sofrer uma absolvição imprópria que, no caso, ele não sofre uma pena, mas uma medida de segurança e fica em um hospital psiquiátrico", explicou.
O delegado ainda esclareceu que o inquérito sobre os homicídios foi concluído, mas que a polícia vai continuar investigando as agressões sofridas por José Carlos no terminal, após matar os jovens. "Ainda que as pessoas estivessem agindo em uma possível legítima defesa, ficou claro que houve um excesso quando ele foi agredido. Então esse fato ainda continua sendo apurado pela delegacia", concluiu.
* Com colaboração de André Falcão, da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário