sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vigia diz que tiro que matou rapaz em prefeitura do ES foi involuntário


Ele prestou depoimento à polícia, na tarde desta sexta-feira (23).
Delegado trabalha na linha de que vigia tenha agido em legítima defesa.

Do G1 ES
O vigia que atirou e matou o técnico em informática Diego Biasutti, de 28 anos, durante uma invasão à Prefeitura de Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (23), disse em depoimento à polícia que o disparo foi involuntário. Segundo a polícia, o delegado responsável pelo caso ouviu o vigilante nesta tarde e trabalha com a linha de investigação de que ele tenha agido em legítima defesa. Um vídeo gravado pelas câmeras da prefeitura registrou o momento do incidente.
Por volta das 7h30, Diego entrou no prédio público com uma bíblia na mão e desarmado. Ele afirmava que queria matar o prefeito Rodney Miranda, segundo testemunhas. O técnico em informática passou pela catraca de entrada com chutes e entrou em luta corporal com um vigilante, que tentou impedir sua entrada. Em seguida, o segurança disparou um tiro para cima, mas, como não conseguiu conter o jovem, atirou no rapaz, que não resistiu.
O delegado Romualdo Gianordoli, do plantão da Divisão de Homícidios e Proteção à Pessoa, ouviu o vigilante Jhonatan Souza dos Santos, que contou a sua versão sobre o caso. O prefeito Rodney Miranda não estava no local no momento da invasão, mas defendeu a atitude do vigilante. O secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, falou que um inquérito policial foi instaurado, mas ressaltou que a vítima já possuía duas passagens na polícia por tráfico de drogas
De acordo com o prefeito Rodney Miranda, o vigilante fez tudo o que podia para tentar impedir a entrada do jovem no prédio e acredita que não agiu de forma proposital. "Ele entrou com agressividade. Chegou falando que queria acertar as contas comigo. O vigilante tentou impedi-lo de entrar, mas ele veio até a porta do gabinete. Eles entraram em luta corporal e o jovem tentou tomar a arma do segurança, que atirou para cima na primeira vez, mas o segundo tiro acabou sendo fatal. Para mim, está fatalmente caracterizado como legítima defesa", relatou.
Família
Familiares de Diego estiveram em frente à prefeitura nesta manhã e reclamaram da ação do vigia, dizendo que foi uma “covardia” matar um homem desarmado. "Foi uma fatalidade. Pelas imagens que a gente viu, ele estava alterado. Não o reconheci pelas imagens, ele sempre foi um cara pacato", contou o irmão Thiago Biasutti.
Eles se desesperaram ao saber que o rapaz tinha morrido. “Ele estava muito transtornado, muito nervoso”, se limitou em dizer a irmã, Thaís Biasutti.
   
Um dos irmãos de Diego disse que ele saiu de casa, no bairro Residencial Coqueiral, em Vila Velha, por volta de 6h30, e foi visto pelas ruas de sunga, com uma bíblia nas mãos e muito nervoso. Parentes o procuraram, mas não conseguiram localizá-lo. Momentos depois, ele passou na casa da mãe, vestiu roupa e saiu novamente.
Diego usava drogas, segundo a família. O cunhado disse que, recentemente, ele entrou em uma academia e começou a fazer uso de anabolizantes. Os familiares iam tentar internar o rapaz nesta sexta-feira.
Homem é baleado na Prefeitura de Vila Velha, no ES (Foto: Daniela Carla/ TV Gazeta)Homem é baleado na Prefeitura de Vila Velha, no ES (Foto: Daniela Carla/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário