sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vídeo mostra briga e morte de rapaz que invadiu prefeitura no ES


PM disse que técnico de informática queria matar prefeito de Vila Velha.
Rodney Miranda defende vigilante e diz que tiro foi legítima defesa.

Victoria VarejãoDo G1 ES
Imagens do sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Vila Velha mostram o momento em que um rapaz de 28 anos invadiu o prédio, na manhã desta sexta-feira (23), e foi morto com um tiro na cabeça por um segurança (veja no vídeo acima). O técnico de informática Diego Biasutti havia dito para o vigilante que queria matar o prefeito Rodney Miranda.
O vídeo mostra Diego chegando ao local e chutando a catraca para entrar no prédio. O vigilante vai atrás e conversa com o jovem para tentar convencê-lo a deixar o local, mas Diego segue em direção ao gabinete do prefeito.
Diego Biasutti foi morto dentro da Prefeitura de Vila Velha (Foto: Reprodução/ Facebook)Diego Biasutti foi morto dentro da Prefeitura de
Vila Velha (Foto: Reprodução/ Facebook)
Ao chegar ao terceiro andar, o rapaz começa a agredir o vigilante com chutes e socos. O segurança, então, efetua um disparo para cima, mas o jovem continua com a agressão e tenta tomar a arma do profissional.
Em seguida, o vigilante vira o revólver a atinge a cabeça do rapaz. O corpo de Diego ficou caído a 15 metros do gabinete do prefeito.
Rodney Miranda não estava no local no momento da invasão e defendeu a atitude do vigilante, dizendo que foi legítima defesa.
O secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, disse que um inquérito policial foi instaurado para o caso. "O inquérito vai dizer se houve surto psicótico, se houve uso de drogas." Garcia afirmou que Diego tinha duas passagens na polícia por tráfico de drogas.
Invasão
Segundo a Polícia Militar, Diego entrou na prefeitura desnorteado por volta das 7h30 da manhã desta sexta. Com uma Bílbia na mão, dizia que iria matar o prefeito.
Ele teria cuspido no rosto do vigilante que fica na entrada do prédio, passou pela roleta e subiu uma rampa até o último andar, onde fica o gabinete do prefeito – ali, acabou morto pelo vigia.
"Ele [Diego] entrou com agressividade. Chegou falando que queria acertar as contas comigo. O vigilante tentou impedi-lo de entrar, mas ele veio até a porta do gabinete. Eles entraram em luta corporal e o jovem tentou tomar a arma do segurança, que atirou para cima na primeira vez, mas o segundo tiro acabou sendo fatal. Para mim, está fatalmente caracterizado como legítima defesa", disse Rodney Miranda.
Mensagem de jovem antes de ser morto em prefeitura (Foto: Reprodução/ Facebook)Mensagem postada por Diego na internet antes de ser morto em prefeitura (Foto: Reprodução/ Facebook)
Na tarde de quarta-feira (21), Diego havia compartilhado em uma rede social uma imagem sobre o que pensava a respeito dos políticos. No post, ele disse que "se é pra mudar o mundo tamo junto!" (sic). A mensagem também fala sobre "nojo da classe política".
Família e testemunhas
Familiares de Diego estiveram em frente à prefeitura e se desesperaram ao saber que o rapaz tinha morrido. “Ele estava muito transtornado, muito nervoso”, disse a irmã, Taís Biasutti.
O vigilante tentou impedi-lo de entrar, mas ele veio até a porta do gabinete. (...) Para mim, está fatalmente caracterizado como legítima defesa"
Rodney Miranda, prefeito de Vila Velha (ES)
Um dos irmãos de Diego disse que ele saiu de casa, no bairro Residencial Coqueiral, por volta de 6h30, e foi visto pelas ruas de sunga, com uma Bíblia nas mãos e muito nervoso. Parentes o procuraram, mas não conseguiram localizá-lo. Momentos depois, ele passou na casa da mãe, vestiu roupa e saiu novamente.
Diego usava drogas, segundo a família. O cunhado disse que, recentemente, ele entrou em uma academia e começou a fazer uso de anabolizantes.
Vizinho ouve tiros
O universitário Vinícius Oliveira mora atrás do prédio da prefeitura. Ele disse que acordou com o barulhos dos disparos. “Estava dormindo e acordei com dois barulhos seguidos e abafados. Aí eu pensei, isso é barulho de tiro. Logo em seguida, ouvi uma mulher gritando", contou.
Homem é baleado na Prefeitura de Vila Velha, no ES (Foto: Daniela Carla/ TV Gazeta)Polícia chega à Prefeitura de Vila Velha após invasor ser morto dentro do prédio (Foto: Daniela Carla/ TV Gazeta)
Segundo o universitário, da janela do quarto ele viu o vigilante correndo do terceiro andar até o térreo, com a arma na mão e com o semblante assustado. "Ele chamou uma vigilante que estava na portaria lateral da prefeitura. Ela veio correndo e os dois voltaram pra dentro da prefeitura. Ao mesmo tempo, no térreo, ficaram as moças da limpeza em grupo. Logo depois foram chegando os policiais”, relatou Oliveira.
A sede da prefeitura fica na avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica. Um trecho da via foi interditada. Policiais Militares e agentes da Guarda Municipal cercaram o prédio após os tiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário