terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Redução de energia atinge Campos e região


Ampla 2312A falta de luz em pelo menos oito estados brasileiros foi provocada pelo consumo recorde de energia elétrica em função do forte calor, segundo uma fonte do setor elétrico. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou na tarde desta segunda-feira(19) que distribuidoras reduzam o fornecimento.
A interrupção teve início às 14h55 e foi sendo normalizada por volta das  15h55. Tiveram o serviço afetado de 180 mil clientes do Estado do Rio, de 13 municípios, entre eles Campos,  Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Itaboraí, São Gonçalo, Saquarema, Petrópolis, Cabo Frio, Araruama e Iguaba.
O movimento provocou falta de luz em Rio, São Paulo, Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O ONS, que gerencia a geração e distribuição de energia pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em todo o país, tem um mecanismo junto às distribuidoras de desligamento automático de carga seletivo, em caso de o consumo superar a capacidade da oferta.
Segundo um técnico, este é um procedimento automático por meio de um dispositivo das distribuidoras que garante um esquema regional de alívio de carga. As distribuidoras já tem previamente selecionadas as regiões onde ocorrerá o corte em caso desse dispositivo ser acionado, como ocorreu nesta segunda-feira. Com a iniciativa, o ONS está tentando preservar o corte de energia em locais com maior impacto social, ou seja, tentará manter o fornecimento para hospitais, escolas e transporte público, como metrô e trens.
– O forte calor que vem acontecendo levou a um forte consumo de energia, que chegou a bater recorde. O corte é uma espécie de defesa do sistema para evitar um blecaute generalizado – explicou o técnico.
Ainda não há informações, no entanto, sobre qual foi o consumo recorde que levou ao corte parcial de carga. O último recorde de pico de consumo na Região Sudeste ocorreu na semana passada, no dia 13 de janeiro, quando o consumo atingiu 51.295 megawatts (MW) médios. Em 14 de janeiro, o recorde foi na Região Nordeste, com demanda no pico de 11.299 megawatts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário