quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quase 2 toneladas de peixe são pescadas de uma só vez no ES


Vídeo feito por internauta mostra momento da pesca, em Itapoã, Vila Velha.
Polícia Militar Ambiental analisou o vídeo e não constatou irregularidades.

Viviane MachadoDo G1 ES
Quase duas toneladas de manjuba, uma espécie de peixe, foram pescados de uma só vez, na praia de Itapoã, em Vila Velha, no Espírito Santo, nesta quarta-feira (14). Um vídeo feito pela internauta Jennyfer Betzel mostra o momento que pescadores e banhistas puxam a rede e realizam a pesca na praia. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a pesca de manjuba é permitida pela legislação ambiental.

O capitão Fiorim, que coordena o trabalho de fiscalização da Polícia Militar Ambiental das praias da Grande Vitória, disse que a prática de puxada de rede, como é conhecida a técnica, é tradicional nas colônias de pescadores. "É uma das técnicas mais antigas. Desde que sou criança vejo os pescadores trabalhando dessa forma. O que é proibido pela lei é usar embarcações com motor para realizar a puxada de rede. Como eles fizeram, está de acordo", contou.
Fiorim analisou o vídeo feito pela internauta a pedido do G1 e explicou que, a princípio, nenhuma irregularidade foi constatada e por isso a pesca não pode ser considerada predatória. "Olhando o vídeo a gente não vê nada de errado. O que é preciso analisar é se existe a presença de pescadores profissionais. Nessa época do ano as pessoas da praia querem ajudar, mas é importante que profissionais estejam à frente da atividade", disse.
Pescadores e banhistas participam de puxada de rede no Espírito Santo (Foto: Jennyfer Betzel/ Internauta)Pescadores e banhistas participam de puxada de
rede (Foto: Jennyfer Betzel/ Internauta)
Ozíris Rocha Guimares, pescador há 12 anos em Itapoã, contou que as duas toneladas de peixe foram levadas para serem vendidas no mercado. "Quando a gente pesca uma quantidade grande assim um carro da cooperativa vem e leva para o mercado. Eu já cheguei a pescar sozinho uns 600 quilos de peixe. Quando isso acontece, eu vendo na praia mesmo. Mas quando o número ultrapassa isso, pedimos o apoio da cooperativa", falou o pescador.
O pescador lembrou ainda que há alguns anos os pescadores conseguiam mais do que na pesca desta quarta-feira (14). "Quando não tinha acontecido a devastação do mar era muito mais que isso. Algumas vezes já pescamos aqui 10 toneladas. Há uns cinco, a gente tirava muitas toneladas de peixe. Por causa de pescas predatórias, o número de peixes foi diminuindo. Agora que a fiscalização aumentou estamos conseguindo mais peixes".
Cuidados
Quando a rede é puxada, algumas espécies protegidas podem vir junto com os peixes. Ozíris explicou que os pescadores ficam atentos a isso e tentam tirar os animais com segurança da rede para que possam voltar para a água. "Nessa puxada de rede veio um monte de tartaruga junto. Quando isso acontece a gente não deixa nem turista tirar foto, pegamos elas e já colocamos no mar para que nada aconteça", disse.
Na puxada de rede, algumas tartarugas ficaram presas à rede no Espírito Santo (Foto: Jennyfer Betzel/ Internauta)Na puxada de rede, algumas tartarugas ficaram presas à rede (Foto: Jennyfer Betzel/ Internauta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário