sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Praias fluminenses terão painéis informando sobre qualidade da água


Intalações atendem Lei aprovada em dezembro e deverão ser dispostos em um ano
 Carlos Grevi

Intalações atendem Lei aprovada em dezembro e deverão ser dispostos em um ano

As praias fluminenses frequentadas por banhistas serão sinalizadas com painéis eletrônicos informando as condições de balneabilidade e a qualidade das areias. A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (09/01) e tem um ano pra se tornar realidade.

A medida atende à Lei Estadual n° 6.496/2013, regulamentada em dezembro do ano passado. As placas com os indicadores serão operadas remotamente e deverão ser instaladas próximas aos pontos onde ocorrem as coletas para as análises bacteriológicas. Caberá aos municípios definir, em acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os locais de exposição dos painéis.
INFORMAÇÕES PARA TURISTAS
“Com a instalação das placas, não apenas banhistas locais, mas principalmente turistas terão conhecimento na própria praia que estarão frequentando se o banho na área está recomendado”, explicou o presidente do Inea, Marco Aurélio Porto.
Para fins de monitoramento e divulgação de informações sobre qualidade da água e das areias, a lei também divide as praias em três categorias, em função da presença de usuários: orlas de frequência intensiva, moderada e baixa. As praias que atraem mais frequentadores devem ter periodicidade de amostragem semanal.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário