segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pais abandonam bebê de 6 meses em casa para usar drogas no ES


Polícia recebeu denúncias anônimas e encontrou criança no berço.
Conselho Tutelar disse que pais vão responder por abandono de incapaz.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta
Pais saem para usar drogas e deixam bebê de 6 meses sozinho no Espírito Santo (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)Pais saem para usar drogas e deixam bebê de 6 meses sozinho (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)
Um bebê de seis meses foi encontrado pela polícia abandonado em casa neste sábado (17), quando os pais tinham saído para usar drogas. O caso ocorreu em Praia de Carapebus, na Serra, na Grande Vitória. O Conselho Tutelar do município informou que os pais da criança vão responder por abandono de incapaz e podem perder a guarda do filho.
O bebê passou a noite de sábado sozinho no berço. O pai da criança ligou para seu tio pedindo que ele fosse cuidar do bebê, por volta de 5h de domingo (18). O tio, um consultor de vendas de 43 anos, contou que a polícia já havia sido acionada por meio de uma denúncia anônima.
Chegando ao local, a polícia tentou contato com o Conselho Tutelar, mas não conseguiu localizar o conselheiro de plantão. O bebê foi levado à Delegacia Regional da Serra, onde foi possível acionar a conselheira tutelar Andréa Aparecida Moreira Gomes.
Durante todo o processo, os pais da criança não foram localizados. O bebê foi alimentado por uma prima do pai da criança e foi encaminhado para a casa dela.
Vício
Apesar de ter 6 meses de idade, o bebê ainda não foi registrado. O consultor de vendas revelou que ele é o primeiro filho do casal, mas a mulher tem outros quatro filhos. Um deles já foi retirado de sua guarda e adotado por outra família, por conta do vício em drogas.
Bebê abandonado não foi registrado, espírito santo (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)Bebê abandonado não foi registrado
(Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)
O tio do pai diz que os pais sempre pedem que a família os ajudem a cuidar do menino. “Nós sempre tentamos ajudar. Moramos a cerca de um quilômetro de distância e estamos sempre alerta”, contou o tio.
A irmã do pai da criança disse que ele usa drogas há mais de 10 anos e que nunca foi internado, apenas fez acompanhamento em grupos de ajuda a viciados.
A família afirmou que os pais têm medo de perder a criança. “Eles têm muito medo de perder a guarda do bebê e pedem nossa ajuda para isso não acontecer. Eles gostam muito do bebê e têm vontade de largar o vício para cuidar melhor dele. De vez em quando, o pai fala para a gente: ‘se puder, olha o bebê’. Outras vezes, ele deixava direto com a gente. Mas dessa vez deixou em casa, no berço. O bebê estava normal, bem, mas precisava de atenção”, relatou a tia.
Como a mãe já tem histórico de perder a guarda de um filho por uso de drogas e pelo fato dos pais serem usuários e abandonarem o bebê, eles provavelmente vão perder a guarda"
Andréa Aparecida, conselheira tutelar
Abandono
Por terem deixado o bebê sozinho durante toda a madrugada, os pais da criança vão responder por abandono de incapaz, explicou a conselheira tutelar que atendeu o caso, Andréa Aparecida Moreira Gomes.
“Por conta do abandono, o ideal é que o bebê fosse acolhido por outro membro da família. Mas, pelo que conversamos, ninguém tem condições de cuidar [dele]”, disse.
A conselheira informou que uma prima do pai ficou com o bebê neste domingo, mas nesta segunda-feira (19) a família vai levá-lo ao Conselho Tutelar em Jacaraípe e, provavelmente, a criança será abrigada.
Andréa destacou que os pais devem perder a guarda do filho. “Vamos informar a situação ao Juizado da Infância da Serra, e o juiz vai definir a situação do bebê. Mas como a mãe já tem histórico de perder a guarda de um filho por uso de drogas e pelo fato de os pais serem usuários e abandonarem o bebê, eles provavelmente vão perder a guarda”, destacou.
* Com colaboração de Luísa Torre, do Jornal Notícia Agora.
Conselho Tutelar do Espírito Santo disse que pais vão responder por abandono de incapaz (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)Conselho Tutelar disse que pais vão responder por abandono de incapaz (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário