terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Novo toplessaço reúne musas na Praia de Ipanema


Natache Iamayá e Karla Klemente foram eleitas por votação na internet.
Primeiro evento aconteceu no fim de dezembro de 2013.

Cristina BoekelDo G1 no Rio
Musas do toplessaço na praia de Ipanema (Foto: Erbs Jr. / Frame / Estadão Conteúdo)Musas do toplessaço na praia de Ipanema (Foto: Erbs Jr. / Frame / Estadão Conteúdo)
Eleitas por meio de um concurso na internet no fim de 2014, Natache Iamayá e Karla Klemente receberam nesta terça-feira (20) a faixa de Musas do Toplessaço na Praia de Ipanema. Encerrada em dezembro, a votação para escolher a nova representante do movimento teve uma mudança de última hora e acabou elegendo duas musas – uma pelo júri oficial e a outra pelo júri popular.
O momento do topless foi registrado por uma imensidão de fotógrafos clicando as oito mulheres que tiveram coragem de tirar a parte de cima dos biquínis. Outras jovens, apesar de apoiarem o movimento, preferiram não exibir os seios.
  •  
Toplessaço na Praia de Ipanema nesta terça-feira (20) feriado do padroeiro do Rio  (Foto: Cristina Boeckel/G1)Toplessaço na Praia de Ipanema nesta terça-feira (20) feriado do padroeiro do Rio (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Além dos fotógrafos, uma infinidade de rapazes curiosos, que estavam na areias da praia, se reuniram rapidamente em torno das jovens no momento em que elas tiraram a roupa gritando cantadas e pedindo para mais mulheres aderirem ao topless. Ainda assim, o balanço do evento foi positivo, de acordo com a organizadora Ana Paula Nogueira.
"Este ano tivemos bem menos homens nos abordando. Eram mais adolescentes falando gracinhas. Ano passado eram homens feitos e em maior número. Podemos dizer que, ao longo do tempo, pode ser que eles vejam o topless de maneira mais natural", disse Ana Paula.
Mulher Melão
A reunião das vencedoras e das participantes do concurso contou com o reforço de cariocas e turistas que lotavam a praia por causa do feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião.
Mulher Melão e as participantes do toplessaço em Ipanema neste feriado de São Sebastião no Rio  (Foto: Cristina Boeckel/G1)Mulher Melão e as participantes do toplessaço em Ipanema nesta segunda-feira (Foto: Cristina Boeckel/G1)
A modelo Renata Frisson, a Mulher Melão, aproveitou os holofotes e também compareceu ao evento. "É um movimento pela liberdade do corpo da mulher e que reúne pessoas de todo tipo. Desde idosos até uma cadeirante com a mente super aberta, como a Natache", afirmou Renata.
Musa cadeirante
Natache, que é cadeirante devido a uma doença degenerativa, se considera uma representante do combate ao preconceito.
"Eu estou demonstrando que o topless não é um ato promíscuo. Mas ele é visto no Rio, infelizmente, como um ato sexual. Ainda falta muito para as pessoas verem como algo normal, ainda mais em uma cidade tão sensual", afirmou a musa ao G1 pouco antes de receber a faixa nesta terça.
Natache Iamayá participa de toplessaço nesta terça-feira (20) em Ipanema (Foto: Cristina Boeckel)Natache Iamayá, usa cadeirante do toplessaço
(Foto: Cristina Boeckel)
Para Ana Paula, que se transformou na cara do movimento ao ser uma das poucas mulheres que mostraram os seios no primeiro toplessaço, o evento não é um protesto.
"O topless de hoje marca um ano do movimento Topless in Rio, que não é um protesto, mas um movimento pela liberdade na praia. Ninguém e obrigado a fazer topless, mas ele deve ser uma opção. E para que todas as mulheres se sintam a vontade com seus corpos", afirmou.
O concurso teve mais de 50 inscritas e 10 finalistas que cumpriram todas as etapas do regulamento. O formulário incluiu dizer o que uma mulher precisa para ser musa e como definiria o Rio de Janeiro.
  •  
Participantes se reúnem antes do topless na Praia de Ipanema. (Foto: Cristina Boeckel)Participantes se reúnem antes do topless na Praia de Ipanema. (Foto: Cristina Boeckel)
Mulher Melão e as participantes do toplessaço (Foto: Cristina Boeckel/G1)Mulher Melão e as participantes do toplessaço em Ipanema (Foto: Cristina Boeckel/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário