quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Moradores de bairro de Cariacica, ES, temem deslizamentos de terra


Segundo moradores de Bandeirantes, basta chover para terra ameaçar a cair.
Prefeitura disse que uma geomanta será instalada em 45 dias.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Uma encosta do bairro Bandeirantes, em Cariacica, na Grande Vitória, está preocupando os moradores da região. Eles temem que com uma próxima chuva, o barranco desabe sobre as casas que ficam abaixo do local. Segundo a prefeitura, a previsão é que em 45 dias uma geomanta - manta que impede a absorção da água - seja colocada no local, o que deve resolver o problema.
A manicure Solange Miranda, contou que mora embaixo da encosta e que vive constantemente com medo de ser atingida pelo barranco. "Nós vivemos aqui porque não temos condições de ir para um lugar melhor, mas os riscos aqui são muitos", contou a manicure.
Segundo ela, basta chover para a terra ameaçar a cair. "A gente fica preocupado de receber a notícia que alguém está soterrado e coisas do tipo. É uma preocupação constante", explicou Solange.
Já o pedreiro Gilson Nery, que mora na parte de cima do barranco, contou que também teme um desabamento. "Eu fico preocupado, porque se descer o barranco, atinge os moradores da parte de baixo, inclusive minha filha", disse.
De acordo com moradores, o local tem um histórico de tragédias. Há cinco meses, parte de um muro desabou, e em 2009, pai e duas filhas morreram após um deslizamento de terra. Em 2013, um comerciante e um filho também foram vítimas de um deslizamento, mas conseguiram se salvar com ajuda de vizinhos.
Ainda segundo os moradores, logo após o último deslizamento, a prefeitura teria prometido construir um muro de arrimo, mas nada foi feito. De acordo coma Defesa Civil do município, o muro não foi construído porque a intenção é instalar geomantas no local.
"Creio que dentro de 45 dias essa situação possa ser resolvida. Primeiro temos que fazer a limpeza do local, retirando toda a vegetação, e depois a empresa responsável aplica a geomanta, que impede que a água penetre no solo", explicou o coordenador da Defesa Civil, Inácio Daroz.
* Com colaboração de Daniela Carla, da TV Gazeta
Prefeitura disse que em 45 dias vai instalar geomanta, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Prefeitura disse que em 45 dias vai instalar geomanta, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário