quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Delegado é afastado após prender seguranças em show, no ES


Decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (14).
Delegado preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Do G1 ES *
Um delegado de Polícia Civil foi afastado do cargo nesta quarta-feira (14), após ter algemado e detido dois seguranças ao tentar entrar em um camarote VIP durante um show em Guarapari, na Grande Vitória, no último sábado (10). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo. David de Santana Gomes, que preferiu não se pronunciar, foi afastado pelo delegado-chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, Joel Lyrio.
O delegado, que atuava em Guarapari, e que está em estágio probatório de três anos na polícia, foi afastado por supostas práticas de transgressões disciplinares, como praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a instituição ou função policial.
Procurado pela reportagem, o delegado David preferiu não se pronunciar sobre o assunto e pediu que a reportagem procurasse o delegado Rodolfo Laterza, do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindelpo).
O caso
Quem denunciou o delegado à Corregedoria foi o chefe da segurança do show, um dos detidos pelo policial durante o evento. Conforme relato, David Gomes chegou ao local do show em companhia de outras cinco pessoas, todas supostas policiais civis.
De acordo com o corregedor, o segurança contou que pediu que o delegado se cadastrasse, registrando também o número da arma que portava. Mas o profissional teria se recusado a cumprir com o procedimento. “O homem diz que a situação foi contornada, e o grupo entrou. Mas, 40 minutos depois, por rádio, o chefe da segurança foi informado de um tumulto, porque o delegado tentava entrar no camarote VIP”, disse o corregedor.
Insatisfeito por ter sido “barrado”, David Gomes, então, teria algemado o segurança do camarote. E fez o mesmo com o chefe do serviço. Ambos receberam ordem de prisão do delegado e foram levados para a delegacia de Guarapari, em um carro da polícia.
Na delegacia, os dois detidos tiveram que assinar termos circunstanciados - que os obriga a comparecer em Juízo, quando convocados - por desobediência e desacato à autoridade. De acordo com o que foi denunciado à Corregedoria de Polícia, depois que os dois seguranças foram levados para a delegacia, o mesmo delegado envolvido na confusão retornou ao local do show, onde foi visto em companhia de uma mulher.
Justificativa
Na sua segunda ida ao local do show, ao ser abordado por uma pessoa ligada à produção do evento, o delegado teria alegado, para justificar sua presença no local após a confusão com os seguranças, que estava em atividade profissional.
Essa atividade estaria relacionada com um fato de uma semana antes, de terem sido registradas denúncias de furtos durante um evento. Mas, segundo o corregedor de Polícia, João Calmon, nesta semana, o chefe imediato do delegado informou não ter, formalmente, conhecimento de nenhum trabalho de investigação na casa de shows, na noite de sábado.
O delegado denunciado está em estágio probatório de três anos na polícia - período de adaptação onde é verificado o desempenho do servidor -, e que vencerá em abril deste ano. Para o corregedor, “causa estranheza e revela má técnica de investigação um policial que se dirige a um evento, sob alegação de apuração de furtos e roubos, se recusar a dialogar com a segurança, e ainda se envolver em alterações de desacato e desobediência”. Ele promete apurar o caso “com rigor e critério”.
* Com colaboração do Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário