quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Criança é queimada por caravela portuguesa no mar do Leblon, diz mãe


Manuela estava na parte rasa da praia na última quinta-feira (16).
Menina de 1 ano e meio sofreu queimaduras em braços, pernas e costas.

Do G1 Rio
Mãe postou foto da filha ferida (Foto: Arquivo pessoal)Menina de 1 ano foi queimada por caravela portuguesa na Praia do Leblon. (Foto: Alessandra Veiga Martins/Arquivo pessoal)

Uma menina de 1 ano e 7 meses foi queimada em diversas partes do corpo na última quinta-feira (16), na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio. De acordo com Alessandra Veiga Martins, mãe de Manuela, a menina estava com o pai na parte rasa mar quando começou a chorar e gritar e foi possível ver uma caravela portuguesa – animal de tentáculos muitas vezes confundido com água-viva – agarrada nas pernas da menina.
"O pai, com a própria mão, começou a puxar aqueles tentáculos arroxeados de aproximadamente 80 cm de extensão, que pareciam grampeados nas pernas da nossa filhinha", disse a mãe em sua postagem na rede social.
Caravela Portuguesa (Foto: AP)Caravela Portuguesa pode causar queimaduras
(Foto: Arquivo / AP)
Manuela foi levada para o Hospital Copa D’Or, em Copacabana. No local, segundo a mãe, a equipe médica da pediatria seguiu as orientações do Centro de Intoxicações do Hospital Universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com curativos, ela teve alta no mesmo dia. A menina teve queimaduras nos dois braços, nas pernas e parte das costas.
"Uma enfermeira do hospital precisou ir na rua comprar vinagre para usar nas queimaduras da minha filha. Apesar do risco de choque anafilático e de outras graves consequências, como queimaduras semelhantes às de ácido, que podem ser causadas pela intoxicação do veneno da caravela, minha filha já está bem econtinua sendo medicada e monitorada pelo Centro de Intoxicação do RJ", disse Alessandra.
Nascida e criada no Leblon, Alessandra disse nunca ter visto esse tipo animal na praia. "Eu já tinha visto água-viva, mas nunca caravela portuguesa."
Alerta nas redes sociais
Preocupada em alertar as pessoas sobre o risco da queimadura com caravela portuguesa, ela fez um postagem no Facebook. "As pessoas às vezes passam água doce na queimadura e isso pode piorar e criar bolhas", explicou.
A caravela portuguesa é uma colónia de animais do grupo dos cnidários. Tem cor azul e tentáculos cheios de células urticantes, e aparece nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. O nome se dá devido à aparência do animal, que deixa uma espécie de vela de caravale apara fora da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário