terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Câmera flagra tentativa de arrombamento em casa de Vitória


Nas imagens, homem aparece tentando quebrar cerca com madeira. 
Segundo moradores, essa é a quinta vez que acontece um crime desse tipo.

Naiara ArpiniDo G1 ES
Câmeras de videomonitoramento instaladas em uma casa no bairro Jabour, em Vitória, flagraram uma tentativa de arrombamento de uma outra residência, neste domingo (11). Segundo moradores, este já o quinto crime desse tipo registrado na mesma rua. Para as vítimas, a onda de crimes tem relação com a instalação de um grupo de usuários de drogas em uma pracinha da região. O gerente de Proteção Comunitária da Guarda Municipal de Vitória informou que há aproximadamente três meses intensificou o policiamento na região.
Nas imagens, um homem aparece com um pedaço de madeira na mão. Ele vai até o portão da casa, olha para os lados e, por alguns segundos, observa se o local está vazio. Com o pedaço de madeira, ele destrói parte da cerca elétrica. Segundo um vizinho, neste momento, o alarme dispara e o homem sai do local tranquilamente, ainda com a prova do crime nas mãos.
O proprietário da casa, que preferiu não se identificar, contou que é a quinta vítima desse tipo de crime na região. Para eles, os autores dos crimes são de grupo de usuários de drogas que se instalou em uma praça.  “Tudo leva a crer que os roubos estão ligados a esses moradores de rua. Eles estão fazendo furtos pequenos, de coisas que eles conseguem carregar a pé ou de bicicleta”, disse.

Outro morador conta que já teve a casa arrombada duas vezes, e que os crimes sempre são praticados aos domingos. “Eles esperam o morador sair para tentar arrombar. Estamos tendo que ficar em casa para evitar arrombamentos”, disse. Da casa dele, foram levados televisões, joias, computador e perfumes.
De acordo com os moradores, a prefeitura já foi acionada para tentar resolver o problemas, mas até agora nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes. “Estamos tentando resolver isso junto à Guarda Municipal. Temos uma reunião marcada para quarta-feira, onde vou apresentar o vídeo da tentativa de arrombamento e tentar uma solução”, disse a vítima.
Outro lado
O gerente de Proteção Comunitária da Guarda Municipal de Vitória, Marcelo Luiz Francisco, informou que há aproximadamente três meses intensificou o policiamento na região. Segundo ele, equipes da Guarda fazem ronda no bairro diariamente. “A gente recebeu a solitação de reforçar a ronda durante uma reunião que fazem mensalmente na região. A partir do momento que ficamos sabendo dessa situação, intensificamos o policiamento, já fizemos varias conduções por uso e posse de drogas”, disse.
Ele contou que a incidência maior de crimes durante os finais de semana pode ter relação com a questão de plantões da Guarda. “Durante a semana nós passamos por lá umas quatro vezes por dia. Eu mesmo fui lá hoje pessoalmente. Mas aos domingos, a intensidade das visitas diminui, porque é uma equipe só”, explicou.
Ele garantiu que vai dar mais atenção à localidade citada pelos moradores e que vai continuar reforçando o policiamento no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário